Xixi por submissão: como lidar com o cachorro que faz xixi quando chego?

Toda vez que eu chego em casa ou quando alguma visita vai fazer carinho, minha cachorrinha se encolhe toda e solta um pouco de xixi. O veterinário disse que é submissão. Brigar não adianta. Como eu devo agir para ela parar com isso?

Oi camilacruz! Essa situação é bem comum e o que o vet falou tá certinho, é a famosa ‘xixi de submissão’. Não adianta brigar mesmo, só piora a ansiedade dela. O ideal é você tentar ignorar um pouco quando chegar em casa, sabe? Nada de festa exagerada logo de cara. Deixa ela vir até você quando se sentir mais segura.

Comigo era a mesma coisa com o meu vira-lata! O que ajudou foi diminuir a euforia da chegada. Em vez de gritar e pular nela, chego mais calma, falo um ‘oi’ tranquilo e só depois de uns minutos é que dou atenção. E quando ela faz xixi, não faz cara feia, limpa sem alarde.

Essa questão de submissão é mais ligada à insegurança do cãozinho. Tenta trabalhar isso com reforço positivo. Elogie e recompense quando ela estiver calma e confiante. Coisas simples como sentar ou dar a patinha, se ela já souber, podem ser boas oportunidades.

Nossa, camilacruz, que situação chata! Comigo aconteceu algo parecido com meu peludo quando ele era filhote. O que o veterinário me indicou foi ignorar um pouco na chegada, sabe? Nada de festa exagerada logo de cara. Assim que ele se acalmar, aí sim dou atenção.

Ah, xixi por submissão é complicado mesmo! Tentar fazer ele entender que não tem motivo pra ter medo é o caminho. Pode ser que com o tempo e reforço positivo, ele vá perdendo esse medo. Focar em momentos calmos e sem pressão ajuda muito.

Eu li em um lugar que é bom fazer uma aproximação bem calma. Evitar contato visual direto logo de cara, não se abaixar em cima dele e falar de um jeito bem suave. Deixar ele vir até você. E quando ele fizer xixi, não brigar, só limpar e tentar de novo depois, de forma mais tranquila.

Isso de xixi por submissão é bem comum em cães mais sensíveis. O segredo é mostrar pra ele que você é a líder da matilha, mas de um jeito gentil. Reforçar o comportamento calmo e confiante dele quando ele não faz xixi é super importante.

Talvez treinar comandos básicos com petiscos em momentos aleatórios do dia possa ajudar a aumentar a confiança dele em você. Assim, ele associa você a coisas boas e positivas, e não a algo que o assuste.

Eu sempre evito fazer um alvoroço quando chego em casa. Mantenho a calma, guardo minhas coisas e só depois dou atenção. E quando ele se acalma, dou um petisco ou um agrado. Tem ajudado bastante!

É triste ver o bichinho assim, mas o importante é ter paciência. O veterinário disse bem, brigar só piora. Tentar criar um ambiente mais seguro e previsível pra ela, sem barulhos altos ou movimentos bruscos, pode ser uma boa.

Já pensou em desensibilizar a chegada? Tipo, sair e voltar em intervalos curtos várias vezes ao dia? Assim ela vai se acostumando que sua saída não é o fim do mundo e sua volta não é motivo de pânico. E quando voltar, comemorar se ela não fizer xixi!