Vou me mudar de casa. Como diminuir o estresse do meu gato?

Estou de mudança para um novo apartamento e sei que gatos são muito apegados ao território. Que cuidados posso ter antes e depois da mudança para que meu gato não fique tão estressado ou tente fugir?

Oi, murilocardoso! Mudança é tenso mesmo, né? Pra começar, tenta manter a rotina dele o máximo possível antes de começar a bagunça toda. Deixa as caixas de transporte e alguns brinquedos dele em um lugar acessível pra ele ir se acostumando.

Comigo ajudou muito deixar o cômodo onde ele ia ficar primeiro já mais ou menos arrumado com as coisas dele. Assim que a gente chegou, o quarto dele já estava pronto pra ele explorar com calma, com caminha, água e comida. Diminuiu a estranheza!

Uma dica que me passaram é usar feromônios sintéticos, tipo o Feliway. Tem uns sprays e difusores que ajudam a acalmar o ambiente. Dá uma pesquisada, pode ajudar bastante.

Durante o transporte, usa uma caixa de transporte segura e confortável, e tenta cobrir com um pano pra ele se sentir mais seguro e menos exposto a tudo que está acontecendo. E no carro, deixa ele no silêncio, sem muita algazarra.

Depois que chegar na casa nova, abre a caixa de transporte no cômodo que você preparou e deixa ele sair no tempo dele. Não force nada! Deixa ele explorar no próprio ritmo. E nada de visitas ou barulho demais nos primeiros dias.

Ah, e se ele for de comer petiscos, tenta oferecer os preferidos dele quando ele estiver mais calmo na casa nova. Isso pode ajudar a criar uma associação positiva com o novo ambiente.

Pra evitar fugas, eu mantive ele sempre na coleira dentro de casa nos primeiros dias, mesmo que fosse só pro cantinho dele. E fiquei bem atento quando a gente abria a porta pra trazer mais caixas, sabe? Vai que ele tenta dar uma escapada no susto.

Que bom que você tá pensando nisso! Mudança é super estressante pra eles mesmo. Antes de tudo, tenta manter a rotina dele o máximo possível. Deixe as caixas pela casa dias antes pra ele se acostumar com o cheiro e ver que não é nada demais. E na hora de transportar, usa uma caixa de transporte bem segura e confortável, com um paninho que tenha o cheiro dele.

Opa, mudança é puxado! Uma dica legal é usar feromônios sintéticos (aqueles sprays ou difusores) no novo ambiente uns dias antes de ele chegar. Ajuda a dar aquela sensação de segurança pra eles. E na casa nova, deixa ele explorar um cômodo por vez, com calma. Não solta ele em tudo de uma vez, senão ele pode ficar sobrecarregado.

Isso mesmo! E durante o transporte, tenta evitar barulhos altos e manter o carro em uma velocidade constante. E pra quando chegar na casa nova, um cantinho seguro com a caminha dele, a água, a comida e a caixa de areia no mesmo lugar é essencial. Deixa ele sair da caixa no tempo dele, sem forçar.

Uma coisa que funcionou comigo foi colocar alguns potinhos com a comida favorita dele perto da caixa de transporte no novo apê. Ajuda a criar uma associação positiva com o novo lugar. E claro, muitas, muitas sessões de carinho e brincadeiras quando ele estiver mais relaxado, pra reforçar que o novo lar é seguro.

E tenta não mudar os móveis de lugar logo de cara. Deixa as coisas mais ou menos como eram antes, pra ele ter alguns pontos de referência familiares no meio de tanta novidade. Vai aos poucos mostrando que o novo lugar também é legal.

Eita, mudança é sempre um desafio com os peludos! Eu costumo deixar o ambiente o mais calmo possível antes de sair. Separo um cômodo só para ele com tudo que ele usa (caminha, potes, caixinha), sabe? Assim ele tem um cantinho seguro pra ir quando o pessoal da mudança começar a agitar tudo.

Ah, Murilo, te entendo perfeitamente! A dica de ouro é o transportador. Deixe ele aberto no quarto dele uns dias antes, com um paninho com cheirinho dele dentro. Assim ele vai se acostumando e vai ficar mais tranquilo na hora de entrar pra ir pro carro.

Pra mim, o mais importante é manter a rotina o máximo possível. Tente alimentar nos horários de sempre, brincar um pouco se ele estiver receptivo. Essa previsibilidade ajuda muito a diminuir a ansiedade deles.

No novo lar, o segredo é paciência! Deixe ele explorar o novo ambiente aos poucos. Comece com um cômodo fechado, com a caminha, a comida, a água e a caixinha. Vá abrindo as portas gradualmente quando ele estiver mais relaxado. E nada de visitas logo de cara, viu? Deixa ele se adaptar primeiro.

Eu uso aqueles difusores de feromônio felino, sabe? Aqueles que pluga na tomada. Acho que dá uma acalmada boa. Na viagem, música ambiente calma no carro também ajuda.

Importantíssimo: quando chegar na casa nova, mantenha a caixinha de areia e os potes de comida e água no mesmo cômodo isolado. Não misture tudo logo de cara. Deixa ele se sentir seguro antes de apresentar o resto da casa.

Ah, e não esquece de checar bem todos os cantinhos da casa nova antes de soltar ele, pra garantir que não tenha nenhum lugar onde ele possa se esconder e ficar preso, nem nenhum perigo.