Vira-lata de 12 anos não consegue mais subir escada

Pessoal, meu vira-lata caramelo de 12 anos não consegue mais subir a escada de casa. Ele tenta mas as pernas traseiras parecem fracas. Fico com dó e carrego ele, mas tá pesado (20kg). Será artrose? Tem remédio que ajuda? Ou é só a idade mesmo? Ele ainda come bem e brinca um pouco, mas essa dificuldade pra subir escada me preocupa.

Oi Luiz! Caramba, 12 anos é uma idade que o corpo começa a dar sinais, né? A dificuldade em subir escadas pode ser sim artrose ou algum outro problema articular. Meu beagle passou por isso e o veterinário indicou um anti-inflamatório e condroitina. Fez uma diferença boa!

Que peninha do seu doguinho, Luiz! Com 12 anos é bem comum essas dores articulares mesmo. Tenta ver se ele não tá mancando ou com alguma dificuldade pra levantar depois de deitar. Levar no veterinário é o ideal pra ele dar um diagnóstico certinho e indicar o melhor tratamento. Não força ele a subir, viu? Continua carregando ou pensa em rampinhas se for o caso.

Entendo sua preocupação, Luiz. Essa fraqueza nas pernas traseiras pode ser de várias coisas, desde artrose até algo neurológico. O ideal é realmente levar ele pra uma consulta. O veterinário pode pedir exames e aí sim indicar um tratamento. Tem suplementos que ajudam a lubrificar as articulações e aliviar a dor.

Meu cachorrinho mais velho também teve essa dificuldade. O veterinário receitou um remédio pra dor e um suplemento pra cartilagem. A gente notou uma melhora significativa. Ele ainda sobe devagar, mas não tem mais a mesma dor. Talvez seja o caso de vocês também!

Luiz, além da artrose, pode ser também perda de massa muscular. Com a idade, isso é natural. O veterinário pode te orientar sobre fisioterapia ou exercícios mais leves pra ajudar a fortalecer. E não se esqueça de manter o peso dele controlado, isso ajuda muito nas articulações.

Poxa, Luiz, que situação! Meu labrador idoso também teve muita dificuldade. O veterinário dele indicou um suplemento de glucosamina e condroitina e também um analgésico para os dias que ele parecia mais incomodado. Melhorou bastante a qualidade de vida dele.

Essa idade é complicada mesmo, Luiz. Já pensou em instalar uma rampinha? Pode ser uma alternativa menos invasiva do que carregar um cachorro de 20kg todo dia. E o veterinário vai poder te dar um direcionamento melhor sobre os remédios.