Tritão-de-cauda-peluda precisa de suplemento de cálcio?

Dou ração específica, mas li que anfíbios precisam de cálcio. Posso usar pó de osso?

Oi, raquelmota! Olha, sobre anfíbios eu não manjo muito, mas quando o assunto é suplemento, o ideal é sempre conversar com um veterinário que entenda de exóticos. Eles vão saber te dizer se o Tritão precisa e qual o melhor tipo, sem risco.

Eu já vi tutores de répteis usando suplementos de cálcio específicos para eles. Pode ser que exista algo parecido para anfíbios, mas o pó de osso me soa um pouco arriscado, vai que é muito forte pra ele?

Cara, meu primo tem um sapo e ele usava um suplemento em pó que vinha numa embalagem pequenininha, tipo para invertebrados. Pergunte na loja de animais especializada, eles podem ter a indicação certa.

A ração que você usa já não é completa? Às vezes essas rações específicas já vêm balanceadas com tudo que eles precisam. O ideal é verificar a composição dela primeiro.

Com certeza, raquelmota! Para anfíbios, o cálcio é super importante pra formação óssea e até pra saúde da pele. O pó de osso não é recomendado, pode causar desequilíbrios. É melhor usar suplementos próprios para répteis/anfíbios que são mais seguros e com a dosagem correta.

Concordo com o theomartins! E tem que ter cuidado com a frequência e a quantidade, viu? Excesso de cálcio também faz mal. Procure um veterinário de animais silvestres, ele vai te orientar certinho o que dar e como.

Se a ração é específica para ele, acho que já cobre as necessidades. Mas pra ter certeza, não custa nada dar uma olhada no site do fabricante da ração pra ver a composição completa. Se ainda tiver dúvida, o vet é o melhor caminho mesmo.