Dou ração específica, mas li que anfíbios precisam de cálcio. Posso usar pó de osso?
Oi, raquelmota! Olha, sobre anfíbios eu não manjo muito, mas quando o assunto é suplemento, o ideal é sempre conversar com um veterinário que entenda de exóticos. Eles vão saber te dizer se o Tritão precisa e qual o melhor tipo, sem risco.
Eu já vi tutores de répteis usando suplementos de cálcio específicos para eles. Pode ser que exista algo parecido para anfíbios, mas o pó de osso me soa um pouco arriscado, vai que é muito forte pra ele?
Cara, meu primo tem um sapo e ele usava um suplemento em pó que vinha numa embalagem pequenininha, tipo para invertebrados. Pergunte na loja de animais especializada, eles podem ter a indicação certa.
A ração que você usa já não é completa? Às vezes essas rações específicas já vêm balanceadas com tudo que eles precisam. O ideal é verificar a composição dela primeiro.
Com certeza, raquelmota! Para anfíbios, o cálcio é super importante pra formação óssea e até pra saúde da pele. O pó de osso não é recomendado, pode causar desequilíbrios. É melhor usar suplementos próprios para répteis/anfíbios que são mais seguros e com a dosagem correta.
Concordo com o theomartins! E tem que ter cuidado com a frequência e a quantidade, viu? Excesso de cálcio também faz mal. Procure um veterinário de animais silvestres, ele vai te orientar certinho o que dar e como.
Se a ração é específica para ele, acho que já cobre as necessidades. Mas pra ter certeza, não custa nada dar uma olhada no site do fabricante da ração pra ver a composição completa. Se ainda tiver dúvida, o vet é o melhor caminho mesmo.