Às vezes preciso levar meu gato ao veterinário e não tenho carro. Como funciona para levar em carros de aplicativo? Tenho que avisar o motorista antes? Precisa sempre estar na caixa de transporte? Muitos motoristas cancelam?
Oi! Sobre Uber/99, a regra geral é que o motorista TEM que aceitar animais, mas eles podem recusar se acharem que o bicho vai sujar ou estragar o carro, ou se tiverem alergia. É bom avisar sim, antes de chamar ou assim que aceitarem a corrida, pra dar tempo do motorista se preparar e pra ele não cancelar na hora!
No meu caso, sempre levo meu cachorro na caixa de transporte, nunca tive problema. Acho que a maioria dos motoristas prefere assim, pra evitar pelos e sujeira. Se o seu gato for tranquilo e não se importar de ir na caixa, é o mais garantido.
Poxa, já aconteceu de motorista cancelar comigo sim. Acho que às vezes não gostam muito da ideia, sabe? O que eu faço é sempre chamar o carro, esperar ele chegar perto e mando uma mensagem perguntando se tem problema levar o gatinho na caixa. Se ele disser que sim, explico que é bem tranquilo e não solta pelo. Se ainda assim não rolar, eu cancelo e chamo outro.
Uma dica é você configurar o aplicativo pra ‘pet friendly’, se tiver essa opção. Assim, quem aceita a corrida já sabe que vai ter um bichinho. Mas nem todos os motoristas usam essa configuração, então avisar antes continua sendo essencial.
Eu já usei o 99 com meu cachorro e foi de boa. Mandei mensagem logo depois que aceitei, avisando que era um cão pequeno e que iria na caixa. O motorista respondeu que tudo bem. Acho que o segredo é a comunicação e mostrar que você é um tutor responsável.
É complicado mesmo! Já ouvi relatos de gente que teve que pagar uma taxa extra pra cobrir uma possível limpeza, mas isso não é regra oficial, depende muito do motorista. O ideal é sempre confirmar antes, como já falaram aqui.
Se o seu gato for do tipo que se estressa muito com carro, talvez seja bom dar um calmante leve antes, mas sempre sob orientação do veterinário, claro. Isso pode ajudar a viagem ser mais tranquila pra ele e pros motoristas que pegarem vocês.
Outra coisa é ver se tem algum serviço de transporte específico para pets na sua cidade. Talvez seja mais caro, mas pode ser menos estressante e ter regras mais claras pra vocês.
Para responder à pergunta sobre o transporte de pets em Uber e 99, especialmente para levar um gato ao veterinário sem carro, segue o resumo das regras principais:
-
É recomendado e muitas vezes obrigatório avisar o motorista pelo app ou chat que haverá um animal na viagem, especialmente em 99, onde o passageiro deve informar o porte do pet e providenciar caixa, bolsa ou cadeirinha para o transporte seguro.
-
Na Uber, existe uma modalidade chamada Uber Pet (disponível em algumas cidades), que permite viagens reservadas especificamente para transportar um animal (cão ou gato), com a exigência de que o pet esteja acompanhado do tutor, sempre seguro em caixa ou coleira. Para Uber Pet, a reserva deve ser feita com antecedência mínima (30 minutos) e o animal deve ficar imóvel e seguro durante toda a viagem.
-
A legislação brasileira proíbe transportar animais soltos no carro, no colo, ou deixando-os à esquerda do motorista, entre braços e pernas, ou com parte do corpo para fora do veículo. Isso sujeita a multas e infrações.
-
Motoristas de Uber e 99 podem recusar levar animais de estimação (exceto cães-guia, que têm transporte garantido por lei). Para evitar cancelamentos, é recomendável avisar o motorista antes da corrida.
-
Muitos motoristas preferem que o animal esteja na caixa de transporte por segurança e para evitar sujeira no veículo.
-
É obrigatório o passageiro acompanhar o animal durante toda a viagem; animais desacompanhados não são permitidos.
Portanto, para levar seu gato ao veterinário em Uber ou 99, sempre avise antes o motorista, use a caixa de transporte para segurança, esteja com ele o tempo todo, e preferencialmente use o Uber Pet onde disponível, solicitando com antecedência para evitar recusas e cancelamentos.
Essas regras garantem a segurança do seu pet, do motorista, e previnem problemas durante o trajeto, além de evitar multas por infração de trânsito.