Tosar o pelo do cachorro no calor ajuda ou atrapalha?

Tenho um Golden Retriever e fico com muita dó dele nesse calorão. Penso em mandar tosar bem baixinho pra ele refrescar, mas já ouvi dizer que o pelo na verdade ajuda a proteger. E agora? Tosa ou não tosa?

Oi thomascorreia! Eu também tenho um golden e passo por essa dúvida todo verão. Meu veterinário me explicou que o pelo deles funciona como um isolante térmico, então tosar muito baixo pode na verdade prejudicar na proteção contra o sol e até piorar o calor em alguns casos.

Concordo com a Analivia. A pelagem do Golden é dupla e tem uma função importante. Em vez de tosar, eu tento outras estratégias: escovação frequente pra remover o subpelo morto e manter a ventilação, e claro, muita água fresca e sombra.

Pra te dar uma ideia, eu nem chego a tosar o meu. Só dou uma aparada nas pontas se estiver muito embaraçado e faço muita escovação. Levo ele pra passear mais cedo ou mais tarde, quando tá mais fresco, e uso tapete gelado em casa.

Eu já vi gente que tosa e o cachorro parece ficar mais confortável, mas também já li artigos que dizem que não é o ideal pra raças com subpelo como o golden. O ideal talvez seja uma tosa higiênica e muita escovação mesmo.

Thomas, eu opto por não tosar o meu golden. Acredito que o pelo ajude sim na proteção. O que faço é manter a rotina de escovação RIGOROSA, principalmente nessa época, e em dias muito quentes, evito passeios longos e dou muitas oportunidades pra ele se molhar na mangueira ou piscina.

Olha, Thomas, com o Golden é um caso delicado. O pelo deles tem uma função de isolamento térmico, então tosar muito baixo pode sim atrapalhar. Eles têm subpelo que ajuda a regular a temperatura. O ideal pra raças assim costuma ser descer o subpelo, mas não cortar o pelo principal. Dá uma pesquisada sobre ‘tosquia de subpelo’ ou ‘trimming’.

Eu já tosei meu Spitz Alemão bem baixinho uma vez no verão e me arrependi profundamente. Ele ficou todo queimado do sol, a pele ficou muito sensível. Acho que pra raças com pelagem dupla como o Golden, é melhor evitar a tosa radical.

Concordo com a Analivia. Para o Golden, o pelo é uma proteção, inclusive contra o sol forte. O que ajuda muito é escovação diária pra remover o subpelo morto e deixar a pelagem mais arejada. E claro, manter ele hidratado e em locais frescos, com água fresca sempre à disposição.

Thomas, o que eu faço com a minha Labrador é escovar muito, mas muito mesmo! Tento tirar o máximo de subpelo que consigo. E nos dias mais quentes, coloco ela na sombra, dou banhos mais frequentes (sem shampoo, só pra molhar) e uso tapete gelado. Já ouvi veterinários dizerem que o pelo do Golden é tipo um ar condicionado natural, mas precisa estar bem cuidado e sem o subpelo excessivo.

Meu vizinho tem um Golden e ele leva pra tosar em pet shop especializado. Eles não cortam o pelo todo, fazem um tipo de aparo e raspam algumas áreas estratégicas pra ventilação, tipo barriga e patas. Mas o corpo principal fica com um comprimento razoável. Talvez valha a pena procurar um profissional que entenda da raça.

Uma dica que me deram é sobre a escovação com furminator. Se você souber usar, tira bastante subpelo e deixa o pelo mais ‘leve’. O meu vira-lata que tem pelo longo se sente muito melhor depois de uma boa escovada. Mas para o Golden, melhor confirmar com um veterinário o que é mais indicado.

Eu não toso meu Golden no calor. Acho que ele se sente mais protegido com o pelo. Mas eu garanto que ele tenha bastante água fresca, evito passeios longos nos horários de pico do sol e às vezes jogo um pouco de água nele pra refrescar. Um ventilador no cantinho dele também ajuda.