Gente, resgatei uma gatinha da rua e o teste de FIV deu positivo. Tô em choque! O vet disse que ela pode viver normal, mas precisa de cuidados especiais. Tenho outro gato em casa (negativo) e não sei se posso deixar juntos. Li que transmite por mordida, mas eles se dão bem. Alguém tem gato FIV positivo? Como é a convivência? Quanto tempo eles vivem? Tô muito preocupada!
Oi! Que situação delicada, mas que bom que você resgatou a gatinha! Minha amiga tem um gato FIV positivo há uns 5 anos e ele vive super bem, apesar de ter tido umas crises de gengivite. O importante é manter o acompanhamento com o veterinário e focar na qualidade de vida dela.
Fiquei chocada quando o meu deu positivo também. Mas o veterinário me tranquilizou muito. A transmissão é mais por mordidas profundas e contato com sangue, então se eles não brigam feio, a chance de transmissão para o seu outro gato é bem baixa. Muitos gatos FIV+ e negativos vivem juntos numa boa, desde que não haja brigas sérias.
Entendo sua preocupação! É um baque receber essa notícia. Mas a FIV não é uma sentença. Muitos gatos FIV+ vivem anos com qualidade, sim! O segredo é evitar estresse, ter uma alimentação de qualidade e manter as vacinas e desparasitações em dia. Leve seu gatinho em dia para check-ups mais frequentes, pode ser uma boa.
Não se desespere! Minha gata pegou FIV de um outro gato que convivia e ela viveu mais 8 anos super feliz e saudável. O veterinário dela só pedia atenção redobrada com a alimentação e evitando qualquer tipo de estresse ou conflito. Eles só separavam na hora de dar banho ou se um estivesse muito estressado.
Sei que é assustador, mas muitos tutores conseguem manter a convivência harmoniosa. O mais indicado é que eles não compartilhem potes de água e comida para evitar qualquer contaminação e que o ambiente seja o mais calmo possível. Se o seu gato que já mora com você é negativo, é bom conversar com o vet sobre testá-lo novamente depois de um tempo.
O meu deu positivo e ele é o gato mais feliz do mundo! Nem parece que tem FIV. O veterinário recomendou vacinas específicas e uma dieta mais reforçada. E a convivência com a outra gata da casa é ótima, nunca tive problema de briga e elas se lambem direto. O que o vet disse é que o sistema imunológico dela fica um pouco comprometido, então é bom evitar situações que possam machucá-la.
Oi, marcelopereira! Que situação chatinha, mas parabéns pelo resgate! Receber um diagnóstico assim é um susto mesmo. Tenho uma gatinha FIV+ há uns 3 anos e ela vive super bem, como se nada fosse. A transmissão é mais por contato íntimo, como mordidas e feridas maiores. Se seus gatos não brigam feio, a chance de transmissão é bem menor. Mas é sempre bom conversar com o vet sobre isso e talvez até fazer um teste no seu outro gato de vez em quando pra garantir.
Nossa, que susto inicial! Mas respira fundo, sim! Gatos FIV+ podem ter uma vida longa e feliz. A chave é o acompanhamento veterinário e cuidados extras. Sobre o seu gato negativo, o ideal é mantê-los separados inicialmente e observar MUITO a interação. Se não houver brigas sérias, a convivência pode ser possível, mas sempre com cautela e atenção redobrada a qualquer sinal de estresse ou ferimentos.
Entendo sua preocupação, é normal! A FIV é o ‘HIV dos gatos’, mas eles não sofrem como nós. Com os cuidados certos, a qualidade de vida deles é ótima. Sobre o seu outro gato, o vet deve ter dado orientações sobre a transmissão. Se não forem gatos que se mordem forte, talvez a convivência seja tranquila. Mas o ideal é conversar com o vet sobre um protocolo de convivência segura.
Que bom que você resgatou a gatinha! É um ato lindo. Não se desespere com o positivo. A FIV é uma doença que exige atenção, mas não é uma sentença de morte. Eles podem viver muitos anos com qualidade. Sobre o convívio com seu outro gato, a recomendação geral é mantê-los separados para evitar a transmissão, mas cada caso é um caso. O mais importante é a observação e o acompanhamento veterinário.
Marcelo, meu primeiro gato foi FIV+ e viveu 15 anos saudáveis! O principal é manter a vacinação em dia, alimentação de qualidade e evitar estresse. Sobre o outro gato, depende muito da personalidade deles. Se não são de brigar, pode ser que a convivência seja pacífica, mas sempre com cautela. Um teste no outro gatinho depois de um tempo pode ser uma boa ideia para sua tranquilidade.
Fico feliz por você ter acolhido essa gatinha! É muito importante o acompanhamento do veterinário. Ele é a melhor pessoa para te orientar sobre os cuidados e a convivência com seu outro gato. A FIV não impede uma vida feliz, apenas exige um pouco mais de atenção à saúde dela. Boa sorte nessa jornada!
Marcela, entendo perfeitamente seu choque. É uma notícia difícil de receber. Mas a boa notícia é que com acompanhamento veterinário e os cuidados corretos, a gatinha pode ter uma vida longa e feliz! Sobre o seu gato, se eles não têm histórico de brigas sérias, a convivência pode ser possível sim, mas sempre monitorando muito. Converse com seu vet sobre os riscos e como minimizá-los.
Que atitude linda a sua! Sobre a FIV, o mais importante é não entrar em pânico. Converse bastante com o veterinário dela, ele vai te orientar sobre tudo. Em relação ao seu outro gato, a transmissão é mais por feridas e mordidas profundas. Se eles não são de brigar feio, a convivência pode ser viável, mas sempre com MUITA cautela e observação. Fique tranquila, você vai conseguir lidar com isso!