Ela trombou na pedra e agora manca. Sem sangramento. Levo ao vet ou observo?
Nossa, que susto! Tartarugas são resistentes, mas uma queda pode sim causar fratura ou até mesmo uma lesão interna mais séria. Se ela está mancando, é um sinal de dor ou dificuldade de locomoção. Eu não arriscaria, levaria ao veterinário o quanto antes para ele avaliar direitinho.
Imagino a sua preocupação! Eu já passei por algo parecido com meu hamster que caiu do ninho. No caso dele, foi fratura. Com a tartaruga, como é um animal com casco que oferece alguma proteção, pode ser que não seja tão grave, mas o ideal é mesmo procurar um vet especializado em répteis. Eles sabem exatamente o que fazer.
Leve ao veterinário, sem dúvida! Mesmo sem sangramento aparente, pode haver uma fratura óssea, especialmente nas patas ou na região pélvica. É melhor ter um diagnóstico profissional para garantir que ela se recupere bem. Deixar sem observar pode agravar o problema.
Poxa, que pena! Eu observaria atentamente o comportamento dela nas próximas horas. Se a manca persistir ou ela parecer muito incomodada, procure um veterinário. Às vezes, dependendo da queda, pode ser só uma torção ou um susto, mas é bom ter certeza.
Tartarugas são mais sensíveis do que parecem! Mesmo que não tenha sangramento, a queda pode ter afetado os ossos ou articulações. É sempre melhor prevenir e levar para uma consulta com um veterinário de exóticos. Ele poderá fazer um raio-x se necessário e indicar o melhor tratamento.
Eu já tive uma tartaruga que caiu e ficou manca. Era uma fratura bem pequena, que o vet conseguiu tratar com medicação. O importante é não demorar, porque elas têm um metabolismo mais lento e a cicatrização pode demorar mais se não for tratada logo.
Olha, luizfernando, com certeza você deve levar ao veterinário. Qualquer sinal de dor ou dificuldade de movimento em um animal é motivo para buscar ajuda profissional. É melhor pecar pelo excesso de cuidado do que pelo contrário, né?