Tartaruga aquática posa vertical, risco?

Fica com o pescoço apontado pra cima dentro d’água. Falta de oxigenação ou hábito?

Oie! Já vi isso com o meu aqui. Geralmente é mais relacionado à temperatura da água ou à falta de espaço pra ela nadar e se movimentar à vontade. Tenta ver se a temperatura tá legal pra espécie dela e se o aquário tá com espaço suficiente.

Caramba, nunca vi a minha fazer isso não. Pode ser que ela esteja tentando alcançar a superfície pra respirar melhor, sabe? Talvez a qualidade da água não esteja ideal ou o filtro não tá dando conta. Vale a pena testar a água.

Minha tartaruga fazia isso quando o filtro não tava bom. Fiquei preocupado, mas depois que troquei, ela parou. A oxigenação é super importante pra elas, então pode ser um sinal de que não tá chegando oxigênio suficiente na água.

Às vezes elas fazem isso pra se aquecer mais perto da lâmpada, mesmo dentro d’água. Será que a área seca tá na temperatura certa? Se não tiver, elas buscam o calor onde puderem.

Pode ser um hábito novo também, mas é sempre bom investigar a causa. Se ela fica assim direto, e não só por um tempinho, eu ficaria mais atenta à qualidade da água e à oxigenação.

Eu li uma vez que isso pode ser sinal de estresse ou alguma doença. Se ela tá fazendo isso com frequência, é bom levar num veterinário especializado em répteis pra dar uma olhada.

A minha costuma fazer isso quando o filtro fica sujo demais. Acho que a água fica meio ‘pesada’ e ela precisa fazer mais esforço pra respirar. Uma boa limpeza resolveu aqui.

Falta de oxigenação é um bom palpite mesmo. Você tem um bom sistema de filtragem e talvez uma bomba de ar pra ajudar? Se não tiver, pode ser isso.