Tartaruga aquática nada na vertical, alarmante?

Ela fica submersa com a cabeça apontando pra cima por muito tempo. É falta de oxigênio ou comportamento normal?

Opa! Já vi isso acontecer com a minha tartaruga. Geralmente é falta de oxigênio, sim. Verifica se o filtro está funcionando bem e se a água tá bem oxigenada.

Minha tartaruga também fazia isso! Descobri que era porque ela tava buscando um cantinho mais quentinho pra relaxar. Elas gostam de pegar um solzinho, sabe?

Pode ser várias coisas. Às vezes é só porque ela tá relaxando, descansando. Mas se ela fica muito tempo assim e parece ofegante, aí pode ser problema na qualidade da água ou falta de oxigênio.

Se ela tá fazendo isso com frequência e por muito tempo, eu ficaria mais atento. Talvez precise de um sistema de filtragem melhor ou até de uma bomba de ar pra dar mais oxigênio pra ela.

Já aconteceu comigo e era por causa da temperatura da água. Se estiver muito fria, elas tendem a ficar mais imóveis e em pé pra se aquecerem. Verifica o termostato!

Eu pesquisei sobre isso uma vez e achei que pode ser um sinal de que ela tá com algum problema de saúde, tipo um fungo na pele ou algo assim. Levaria num veterinário de exóticos pra ter certeza.

Opa! Já passei por isso com a minha. Às vezes elas fazem isso pra descansar ou pra pegar um solzinho mesmo na superfície. Mas se ela fica muito tempo assim e parece ofegante, aí pode ser um sinal de problema.

A minha também já fez isso! Eu me assustei na primeira vez, mas depois de observar um pouco, vi que era só um jeito diferente de relaxar. O importante é ver se ela tá comendo direitinho e nadando normalmente depois.

Emanuel, você tem aquecedor e filtro no aquário? A qualidade da água é super importante pra elas respirarem bem. Se a água estiver suja ou sem oxigenação, elas podem ter dificuldade.

Pode ser falta de oxigênio sim. Você já verificou se o seu filtro está funcionando bem e se há alguma bolha de ar subindo? Às vezes um aeração extra ajuda bastante.

Será que não é falta de espaço também? Se o aquário estiver muito pequeno, ela pode ficar com essa postura por falta de mobilidade ou até por estresse. Qual o tamanho do aquário dela?

Eu li uma vez que quando elas ficam assim, podem estar tentando se livrar de parasitas ou apenas se aquecendo. Mas se a sua parecer com dificuldade pra respirar, é melhor procurar um veterinário especializado em répteis.

Fique de olho na temperatura da água também. Variações bruscas podem afetar a saúde delas. Se a temperatura estiver instável, pode ser isso.

Quando a minha fazia isso, eu colocava um galho ou uma pedra para ela conseguir subir e respirar com mais facilidade. Talvez ajude a sua a se sentir mais segura.