Meu pastor alemão está ficando mais velho e o veterinário sugeriu dar um suplemento com condroitina e glicosamina para as articulações. Isso realmente previne a artrose ou ajuda na dor? É algo para dar para o resto da vida?
Oi Cecília! Meu labrador também tem um problema nas articulações e o veterinário recomendou um suplemento parecido. Na minha experiência, senti uma melhora sim, ele ficou mais disposto para andar e brincar. Não sei se previne a artrose, mas ajuda muito na qualidade de vida dele.
Acho que funciona, mas varia muito de cão pra cão. Alguns tutores veem milagres, outros nem tanto. O importante é seguir a orientação do veterinário, ele que conhece o caso do seu pastorzinho. Se ele recomendou, é porque tem chance de ajudar!
Sobre ser para o resto da vida, geralmente sim. Se o problema é degenerativo, como a artrose que pode aparecer com a idade, é algo que o cão pode precisar de acompanhamento contínuo para manter o bem-estar. Converse com o vet sobre a dosagem e a duração do tratamento.
Acredito que a condroitina e a glicosamina ajudam mais a retardar o avanço da artrose e aliviar a dor do que a prevenir totalmente. É como um reforço para a cartilagem que já está desgastada. A ideia é dar mais conforto para o seu pet nos anos de ouro dele.
Meu poodle tomou por um tempo e notei que ele mancava menos. Parou de tomar por um período e o problema voltou um pouco. Voltei a dar e ele melhorou de novo. Então, pra ele, fez diferença. É bom ter paciência e observar o seu cão.
A condroitina é um componente natural da cartilagem, então faz sentido que suplementar ajude a manter essa estrutura. Não deixa de ser um tratamento de suporte para a saúde articular dele. É sempre bom ter o acompanhamento do veterinário pra não errar na dose ou no tipo.
Respondendo à sua pergunta sobre o resto da vida, a tendência é que sim, para cães com predisposição ou já com sinais de problemas articulares. É um cuidado preventivo e de manutenção para garantir que ele continue ativo e sem dor o máximo possível.