Toda manhã meu shih tzu acorda com os olhos cheios de remela, tipo uma meleca dura. Já virou rotina limpar, mas às vezes gruda tanto no pelo que tenho que molhar pra tirar. É normal nessa raça? Tem algum produto específico pra limpar? Uso só água morna e algodão, mas queria saber se tem algo melhor. E como evitar que forme tanta remela?
Oi, marcelopereira! Meus shih tzus também acordam assim, é super comum nessa raça por causa do focinho achatado e do tipo de lágrima. O que eu faço é usar um algodão com soro fisiológico morno, parece que solta mais fácil que só água. Depois eu seco bem pra não ficar úmido.
Eu uso lenços umedecidos específicos para limpeza de olhos de pet, sabe? Tem umas marcas que vendem em pet shops que são bem suaves e não irritam. Ajuda a remover rapidinho sem precisar esfregar muito o pelo.
Às vezes essa remela pode indicar alguma irritação ou alergia. Você já levou no veterinário? Ele pode indicar um colírio ou algum tipo de limpeza mais específica se for o caso. Mas se for só uma coisa rotineira, o soro fisiológico funciona bem mesmo.
Minha cachorrinha tinha isso também. O veterinário recomendou limpar com algodão e água filtrada morna e depois secar com uma toalhinha macia. Ele disse que o mais importante é manter a área limpa e seca para evitar infecções.
Eu já ouvi falar que a alimentação também pode influenciar na produção de lágrimas e remelas. Se a ração do seu shih tzu for de boa qualidade, talvez não mude muito, mas vale a pena pesquisar se tem alguma coisa que ajude a diminuir.
Pra soltar a meleca dura, às vezes eu aplico um pouquinho de água morna no algodão e espero uns segundinhos antes de limpar. Assim amolece e sai sem puxar os pelos do rosto dele.
O que funciona pra mim é usar uma gaze esterilizada com soro fisiológico. Eu dobro a gaze e passo bem suavemente. É importante não reutilizar o algodão ou a gaze em um olho e depois no outro, pra não passar nenhuma contaminação.
Confirma com o veterinário, mas geralmente a limpeza diária com soro ou água morna já resolve. O importante é ser gentil e não machucar o olho do bichinho. Se notar vermelhidão ou secreção com cor diferente, aí sim é hora de procurar ajuda profissional.