Já tem fonte de calor, mas e UVB? Isso é fundamental para saúde longa?
Opa! Sobre o sapo couve-flor e a UVB, a maioria dos tutores não usa. Eles são animais noturnos e se dão bem com a iluminação normal durante o dia e aquecimento. A UVB é mais crucial para répteis que precisam sintetizar vitamina D3 para absorver cálcio. Já ouvi relatos de sucesso com eles sem UVB.
Oi! Eu pesquisei bastante sobre isso quando adotei meu anfíbio. A recomendação geral para a maioria dos sapos couve-flor é que a UVB não é estritamente necessária, diferente de outros répteis. A dieta deles já costuma suprir o que precisam em termos de nutrientes.
Sapo couve-flor? Que legal! Então, pela minha experiência e o que vejo em grupos, a necessidade de UVB para eles é bem questionável. O foco maior é mesmo manter a umidade e a temperatura ideais. Se a dieta for balanceada, eles costumam ficar saudáveis.
Pelo que sei, não é uma exigência para eles. O mais importante é garantir que a fonte de calor esteja correta e que o ambiente tenha a umidade certa. A UVB pode até ser prejudicial em excesso para alguns anfíbios, então é bom ter cuidado.
Entendo sua preocupação com a saúde a longo prazo! Mas para o sapo couve-flor, a UVB não é considerada um item essencial. O fundamental é a qualidade da água, a alimentação rica em vitaminas e minerais (com suplementação se necessário) e o controle térmico e de umidade.
Fico pensando se vale a pena arriscar. Já que não é um consenso, talvez seja melhor focar no que é comprovadamente importante para eles: um bom terrário, temperatura e umidade adequadas, e uma dieta de insetos bem nutrida. A saúde deles depende mais desses fatores.
Não coloque UVB não. É um gasto desnecessário e pode até estressar o bichinho. O mais importante é um bom controle do ciclo de água, suplementação de cálcio e vitamina D3 na comida dos insetos que ele come, e a temperatura certa. Isso sim faz diferença.