Sapo africano precisa de suplemento vitamínico?

Dou ração, mas não sei se completo com cálcio ou multivitamínico. É necessário?

Opa! Eu tenho um sapo africano em casa também e, pela minha experiência, a ração específica para eles já costuma ser bem completa. Não costumo suplementar não, a não ser que o veterinário recomende algo específico.

Puxa, que legal que você tem um sapinho! Eles são animais incríveis. Sobre o suplemento, é sempre bom dar uma olhada na composição da ração que você usa. Algumas já vêm com os nutrientes necessários. Se ficar na dúvida, o ideal é consultar um veterinário especializado em exóticos, ele pode te orientar melhor.

Eu já li em alguns lugares que a suplementação com cálcio é importante, principalmente se o sapo for jovem ou estiver em fase de crescimento. Mas varia muito de espécie para espécie, então o melhor é pesquisar bem sobre o sapo africano ou falar com quem entende.

Eu já tive um sapo africano e o veterinário dele me indicou sim um suplemento de cálcio com D3, principalmente se ele não tivesse exposição adequada à luz UVB (o que é difícil pra sapos). Mas ele disse que a ração de qualidade já ajuda bastante. Confesso que me perdi um pouco nas doses, rs.

Depende muito da ração que você tá dando. Se for uma ração completa e balanceada para anfíbios, provavelmente não precisa. Mas se for uma ração mais genérica ou se você notar algum sinal de deficiência (tipo apatia, dificuldade de locomoção), aí vale a pena investigar a suplementação.

Eu nunca suplementei os meus, sempre usei rações específicas e eles sempre estiveram ótimos. Mas cada animal é um indivíduo, né? Se tiver qualquer receio, um veterinário de exóticos é o caminho mais seguro.

Minha experiência é com outros anfíbios, mas o pessoal costuma suplementar com cálcio em pó para evitar problemas ósseos. Se você polvilha a comida do seu sapo com esse pó algumas vezes por semana, pode ser uma boa. Mas de novo, veterinário é o melhor conselheiro!