Meus gatos simplesmente piram quando veem um sachê, parece que é o momento mais feliz do dia deles. Eu tô dando um por dia, mas minha mãe falou que isso vicia e que eles vão parar de comer a ração seca. É verdade isso? Qual a quantidade certa?
Oi! Olha, eu dou sachê pros meus gatos quase todo dia também. Eles amam demais! Acho que não vicia não, pelo menos os meus não pararam de comer a ração. O veterinário disse que o importante é a ração ser a base da alimentação deles, e o sachê pode ser um ‘mimo’ ou complemento. O meu veterinário falou que uns 30g a 50g por dia de sachê é o ideal, dependendo do peso e da idade do gato. É bom checar com o seu veterinário pra ter certeza!
A minha gatinha também fica doidinha por sachê! Acho que ‘viciar’ é uma palavra forte, mas eles ficam bem acostumados com o sabor, né? O que eu faço é alternar os sabores e marcas pra não ter problema com a ração. E também não dou todo dia, uns 3-4 vezes por semana, pra eles não enjoarem da ração seca. Se você der todo dia, talvez o ideal seja dar uma quantidade menor pra não atrapalhar o consumo da ração.
Seus gatos são como os meus! A loucura pelo sachê é real! Haha. Eu já ouvi isso de viciar também, mas acho que é mais uma questão de preferência mesmo. O meu veterinário me orientou a não dar mais que 10% das calorias diárias em sachê, e o resto ser ração de boa qualidade. Então, um sachê por dia pode ser demais dependendo do tamanho do gato. Talvez diluir o sachê com um pouco de água ou misturar com a ração seca possa ajudar a ‘enganar’ o paladar deles.
Cara, eu acho que não vicia no sentido de fazer mal, mas eles criam um costume sim! Se você der todo dia e parar, eles vão ficar chateados. O meu truque é dar sachê só de vez em quando, tipo no fim de semana, pra ser uma coisa especial. Durante a semana é só ração. A quantidade certa varia muito, mas geralmente é um sachê de 85g ou 100g que eles vendem por aí. O ideal é ver no próprio sachê a recomendação ou perguntar pro vet.
Eu fico nessa dúvida também! Dou sachê pros meus uma vez por dia, e eles ficam super felizes. Mas fico pensando se não tô estragando o paladar deles pra ração. O meu vet disse que o mais importante é a ração ser completa e balanceada. O sachê é mais para palatabilidade e hidratação. Se você der um sachê pequeno, acho que não tem problema. Mas se for um sachê grande e eles comerem tudo, aí pode sim diminuir o apetite pela ração.
É normal essa preocupação! Eu dou sachê todos os dias pros meus gatos há anos e eles comem ração normalmente. O segredo é a qualidade da ração e não exagerar na quantidade do sachê. Eu dou meio sachê por dia pra cada um, e o restante eles comem a ração seca. Acho que não vicia no sentido de ser prejudicial, mas eles criam um apreço grande pelo sabor, né?
Eu alterno! Dou ração seca de manhã e à noite, e aí um dia é sachê, no outro é um petisco diferente, ou só a ração mesmo. Assim eles não ficam mal acostumados com o sachê todo dia. A quantidade ideal, meu veterinário falou, é que a comida úmida não passe de 20% da dieta total. Se o sachê for a base, aí complica. Mas como um agrado, acho que um por dia não é o fim do mundo.