Rottweiler late muito à noite, é normal da raça?

Meu rottweiler de 3 anos não deixa ninguém dormir! Ele late a noite toda, qualquer barulhinho na rua ele já começa. Os vizinhos já reclamaram várias vezes. Dizem que rottweiler é cão de guarda e isso é normal, mas tá demais! Já tentei deixar ele dentro de casa, mas aí ele quer sair toda hora. Como faço pra diminuir esses latidos noturnos? Alguém com rottweiler passou por isso?

Oi davilucca! Olha, latir faz parte do instinto do rottweiler, já que são cães de guarda. Mas latir a noite toda assim, sem parar, não é normal nem saudável pra ele, nem pra você e nem pros vizinhos. Pode ser que ele esteja sentindo alguma coisa ou que precise de mais estímulo durante o dia.

Entendo sua situação, davilucca! Meu rottweiler também tinha uma fase de latir bastante. Comecei a aumentar o tempo de passeio e a levá-lo para correr em um parque. Ele chegava em casa mais cansado e dormia melhor. Também investi em brinquedos que o mantivessem ocupado.

É normal um rottweiler latir pra avisar, mas a noite toda é exagero. Já pensou em consultar um adestrador? Eles podem identificar a causa exata e te dar um plano de ação. Às vezes é ansiedade, às vezes é tédio, às vezes ele só precisa de mais regras e rotina.

davilucca, se ele late pra qualquer barulhinho, talvez ele esteja com medo ou inseguro. Tentar dessensibilizar ele pra esses barulhos pode ajudar, mas é um trabalho a longo prazo. Pra agora, talvez um colete de ansiedade ajude um pouco durante a noite.

Já tentou deixar uma luz acesa ou um rádio ligado com volume baixo? Às vezes, a escuridão total e o silêncio deixam eles mais alertas e ansiosos. Comigo funcionou com a minha cachorra, que latia pra qualquer coisa no quintal.

Eu não deixaria ele preso dentro de casa se ele quer sair toda hora. Isso pode gerar mais frustração. Talvez ele precise de um espaço próprio, um canil confortável e seguro, onde ele se sinta protegido, mas que não seja a casa toda. E claro, mais exercício durante o dia é essencial!

Com certeza não é normal latir a noite toda. Pode ser falta de gasto de energia física e mental. Esses cães precisam de MUITA atividade. Passeios longos, corridas, brinquedos interativos… Se não gastar essa energia, ele vai usar pra latir.

Oi davilucca! Entendo sua situação, é bem complicado quando o pet não deixa a casa dormir. Sobre o latido excessivo, o rottweiler é sim um cão de guarda e tem essa tendência a ser mais alerta, mas latir a noite toda não é necessariamente o ‘normal’. Pode ser que ele esteja sentindo alguma ansiedade ou até mesmo tédio. Já tentaram mais passeios durante o dia ou atividades que o cansem um pouco antes de dormir?

Comigo aconteceu algo parecido com meu rottweiler. Ele era muito protetor e latia pra qualquer coisa. O que ajudou bastante foi um treinamento com um profissional. Ele ensinou uns comandos específicos pra acalmar o cachorro e também trabalhou a socialização dele. Às vezes, eles precisam de uma estrutura mais firme.

Que chato isso, davilucca! Imagino a sua luta. Meus vizinhos têm um rottweiler e ele latia bastante também. O que eles fizeram foi criar uma rotina bem rígida pra ele, com horários fixos pra comer, passear e brincar. Parece que a previsibilidade ajudou ele a se sentir mais seguro e menos ansioso à noite.

Será que ele não está ouvindo algum bicho diferente à noite? Ratos no forro, gatos no quintal? Às vezes o latido é um sinal de alerta para algo que você não percebe. Se ele fica dentro de casa, talvez ele se sinta mais isolado e sem a ‘função’ de guarda. Tenta ver se tem algo incomodando ele especificamente durante a noite.

davilucca, já pensou em procurar um adestrador comportamentalista? Eles são ótimos pra identificar a raiz do problema. Pode ser algo relacionado à raça, mas também pode ser insegurança, tédio ou até mesmo um chamado por atenção. Um profissional vai te dar um plano de ação certeiro.

O meu rottweiler também latia bastante. Descobri que ele ficava muito tempo sozinho durante o dia e ficava frustrado. Comecei a investir em brinquedos interativos e alguns ossos para roer que o mantêm ocupado. Deu uma melhora significativa nos latidos noturnos. Talvez seja falta de estímulo durante o dia?

A questão de deixar ele dentro de casa e ele querer sair toda hora pode indicar que ele sente falta de ‘patrulhar’ o território. Talvez, antes de dormir, você possa fazer uma ronda rápida com ele pelo quintal para ele ‘inspecionar’ tudo. Assim ele sente que cumpriu o dever dele e pode ficar mais calmo.

Uma coisa que muitos tutores de rottweilers recomendam é dar um ‘trabalho’ para eles. Algo que exija um pouco do raciocínio deles. Brinquedos de enriquecimento ambiental ou até mesmo esconder petiscos pela casa para ele procurar. Isso pode cansar a mente dele e diminuir a necessidade de latir por ‘vigilância’.