Reatividade na guia: meu cachorro surta ao ver outros cães no passeio

Passear com meu cachorro virou um estresse. Ele é super dócil em casa, mas na rua, quando vê outro cachorro, ele late, puxa e se joga na direção do outro. O que eu posso estar fazendo de errado? Como eu treino ele para ignorar os outros cães?

Nossa, entendo perfeitamente o seu estresse! É bem frustrante quando eles se transformam na rua, né? Com o meu beagle, aconteceu algo parecido. Descobri que ele ficava muito ansioso com a coleira e a falta de controle. Comecei com treinos curtos e focados em reforço positivo, dando petiscos e elogios quando ele se acalmava ou olhava na direção de outro cão sem reagir. Paciência é a chave!

Oi! Meu cachorro também era assim, surtava geral! O que me ajudou foi mudar o equipamento. Passei a usar um peitoral anti-puxão com guia peitoral e um enforcador educativo (só para o passeio, não deixo ele usar em casa). Isso me deu mais controle e ele sentiu menos a ‘liberdade’ de reagir. Mas o principal foi mudar a rota de passeios para locais mais calmos no começo, sabe? Distância é tudo no início.

É muito comum isso, não se culpe! A reatividade na guia tem muitas causas. Pode ser medo, frustração por não poder interagir, ou até territorialismo. Uma dica que me deram foi começar a trabalhar a dessensibilização. Leve ele para passear em horários e locais onde você sabe que não vai ter muitos cães, e de longe, quando ele ver um cão, comece a dar petiscos e elogiá-lo. O objetivo é associar a presença de outros cães com algo positivo.

Meu pastor alemão era um terror na guia! O que resolveu pra mim foi procurar um adestrador especializado em comportamento. Ele me ensinou a ler os sinais do meu cachorro antes da explosão e a redirecionar a atenção dele com comandos e petiscos. Demorou um pouco, mas valeu muito a pena o investimento. Não desista!

Será que ele não tem dor em algum lugar? Às vezes, o desconforto físico pode aumentar a irritabilidade em situações estressantes como o passeio. Vale a pena dar uma checada com o veterinário. Se não for o caso, a dica de dessensibilização que o daviferreira deu é ótima. Comece com a distância máxima que ele consegue ver outro cão sem reagir e vá diminuindo aos poucos.

Meu golden retriever tinha isso também! Eu comecei a variar os passeios. Levava ele em parques mais vazios, em horários diferentes, e sempre que ele se comportava bem (mesmo que não visse nenhum cachorro), eu recompensava muito. A ideia é que o passeio em si se torne algo agradável, e não só um momento de ‘risco’ de encontrar outro cão.

Uma coisa que me ajudou muito foi nunca ir direto para o confronto. Se eu via um cachorro vindo na nossa direção, eu atravessava a rua, mudava de direção, fazia o que fosse preciso para aumentar a distância e acalmar meu cachorro. Só depois, quando ele estivesse mais tranquilo, é que eu voltava a passear normalmente. É tipo dar um ‘escape’ para ele.

Nossa, cauasantos, entendo demais sua angústia! É bem frustrante quando eles se transformam na rua, né? O meu também era assim, parecia que ia arrancar meu braço! Uma coisa que ajudou muito aqui foi começar a dar petiscos super gostosos pra ele quando ele via outro cachorro à distância, mas antes de ele começar a surtar. A ideia é associar a presença de outros cães com algo bom.

Caua, pode ser que ele esteja superprotegendo você ou sentindo alguma insegurança na rua. Já tentou usar uma guia mais curta e firme no começo do passeio, pra ter mais controle, e ir soltando aos poucos quando ele estiver mais calmo? Assim ele entende que você está no comando.

Amigo, o meu era exatamente igual! O que eu fiz foi mudar o foco dele. Assim que ele avistava outro cão, eu chamava a atenção dele pra mim com um brinquedo ou um petisco MUITO especial, e fazia ele sentar ou dar a patinha. A ideia é ele pensar ‘opa, o que meu tutor quer é mais interessante que aquele outro cachorro’.

Essa reatividade na guia é super comum, viu? O segredo é paciência e consistência. O que eu aprendi é que não adianta brigar ou puxar pra trás com força, isso só piora a situação. Tenta fazer um ‘dessensibilização’. Começa de longe, onde ele vê o outro cão mas não reage, e vai diminuindo a distância aos poucos. Se ele começar a latir, você se afastou rápido demais e precisa voltar um pouco.

Uma coisa que eu fiz foi mudar a rota dos passeios pra lugares mais tranquilos no começo, onde tinha menos chance de encontrar outros cães. Aí eu focava mais em reforçar o comportamento calmo dele, sabe? E aos poucos fui introduzindo passeios em horários mais movimentados, sempre com muita recompensa quando ele se comportava bem.

Você já pensou em usar uma coleira peitoral em vez da coleira no pescoço? Às vezes, dependendo da força do puxão, a coleira no pescoço pode causar desconforto e aumentar a reatividade. A peitoral distribui melhor a força e dá mais controle sem machucar.

Oi cauasantos! Que situação chata mesmo. Se ele é dócil em casa, provavelmente ele se sente mais seguro lá. Na rua, ele pode estar se sentindo ameaçado ou querendo se afirmar. Tente passear em horários que a rua está mais vazia, e se cruzar com outro cão, atravesse a rua ou entre em um portão pra dar espaço e mostrar pra ele que você tem o controle da situação.

Para mim, o fundamental foi trabalhar o foco nele. Quando ele era filhote, eu já incentivava a prestarem atenção em mim, usando o nome dele e jogando petiscos no chão quando ele olhava pra mim. Isso criou um hábito que facilitou muito na hora de controlar a reatividade na rua.