Minha rã dardo-venenosa comeu hoje pela manhã e depois ficou imóvel. Isso é sinal de doença ou estresse por ambiente?
Puxa, que situação! Se ela parou de comer e ficou imóvel depois, pode ser algo sim. Rãs são bem sensÃveis a mudanças no ambiente e na saúde. Você notou alguma mudança recente no terrário dela? Temperatura, umidade, substrato? Às vezes um pequeno estresse pode afetar o apetite delas.
Nossa, que preocupante! A minha dardo-venenosa às vezes fica mais quieta se a temperatura subir um pouco ou se eu mexer muito no terrário. Mas parar de comer é um sinal mais sério mesmo. Você tem certeza que a alimentação que você oferece está adequada pra ela? Algum inseto diferente que você tentou?
Imóvel depois de comer? Pode ser que ela esteja com alguma indigestão ou algo que não caiu bem. Rãs dardo-venenosas são muito especÃficas com a dieta. Se for um inseto que ela não está acostumada ou que estava contaminado, pode dar problema.
Oi thomascorreia! Eu já passei por algo parecido com uma das minhas. Ela ficou bem apática depois de comer. No meu caso, era uma leve intoxicação por algum inseto que não estava ‘limpo’. Tentei oferecer um alimento diferente e mais confiável, e ela voltou ao normal depois de um tempo. Mas é bom ficar de olho e ver se não piora.
A minha também já ficou assim uma vez. Chequei todos os parâmetros do terrário (temperatura, umidade) e estavam perfeitos. O que eu fiz foi dar um descanso pra ela, diminuà a iluminação e evitei qualquer manipulação. Ela voltou a comer no dia seguinte. Mas se o seu caso for de paralisia ou algo assim, talvez seja mais sério.
Thomas, já ouvi dizer que quando elas ficam muito imóveis assim, pode ser um sinal de que elas ingeriram algo tóxico, seja de insetos contaminados ou até mesmo algo no substrato se elas tiverem alguma mania de fuçar. Seria bom revisar tudo que você colocou no terrário recentemente.
Se ela parou de comer de vez, eu ficaria bem preocupado. Rãs dardo-venenosas precisam comer regularmente para manter a energia. Talvez valha a pena procurar um veterinário especializado em répteis e anfÃbios na sua região, caso ela não melhore nas próximas horas. É melhor prevenir do que remediar.