O vet indicou light. Quero saber se seca funciona melhor e se posso deixar livre ou administrar por porção.
Oi fernandaviana! Geralmente a ração light seca é sim indicada pra gatos com sobrepeso. Ela costuma ter menos calorias e mais fibras, o que ajuda na saciedade. Sobre deixar livre ou por porção, aí é que mora o perigo do sobrepeso, né? Pra controlar direitinho, o ideal é administrar por porções. Assim você tem certeza que ele não tá exagerando sem perceber.
Concordo com o ryansilveira! A ração light seca é formulada pra isso mesmo. Deixar livre é tentador pra gente, mas pro gato pode ser um convite a comer mais do que precisa. É melhor pesar a ração e dividir em algumas refeições ao longo do dia. Isso também ajuda a controlar a digestão.
Meu gato tava gordinho e o veterinário também recomendou a light. Eu dei a seca e deu super certo! A diferença é que eu coloco a quantidade certinha na vasilha e só reponho na hora das refeições principais. Ele nem ligou e tá perdendo peso aos poucos, o que é mais saudável pra ele.
Sempre bom seguir a orientação do vet! A ração light seca costuma ser ótima pra controle de peso. Deixar livre vai depender muito do gato, tem uns que se controlam, mas a maioria não. Eu prefiro a porção controlada, dá mais segurança. Talvez até valha a pena consultar o vet sobre um comedouro lento pra ajudar a controlar a velocidade da alimentação.
Eu usava a úmida light, mas meu gato não comia muito. Mudei pra seca light e ele adorou! Pra controlar, o que eu faço é dividir a quantidade diária recomendada em umas 3 ou 4 vezes. Assim ele se sente alimentado várias vezes e não fica com aquela cara de pidão o tempo todo. O meu vet disse que é a melhor forma.
A ração light seca é feita pra isso mesmo, pra ajudar a controlar o peso. Em relação a deixar livre ou não, eu sempre recomendo controlar a porção. É mais difícil, mas é o jeito mais eficaz pra eles não comerem demais. Tenta pesar e dividir em 2 ou 3 vezes por dia.
Sim, a ração light seca é uma boa opção! Eu divido a porção diária em duas refeições. Ele fica bem alimentado e o peso vai diminuindo gradualmente. É importante observar o comportamento dele também, se ele parece muito ansioso ou com fome constante, talvez precise ajustar um pouco a quantidade ou o horário.