Ela está mais inchada, quase não salta. Li sobre ranamoníase. Isso pode ser ou outra doença?
Nossa, coitada da sua rãzinha! Essa coisa de inchaço é preocupante mesmo. Ranamoníase é uma possibilidade, mas tem outras coisas que podem causar isso também, como infecção ou problemas renais. É importante levar ela num veterinário de exóticos logo, viu?
Que situação! Vi uns casos parecidos em grupos de anfíbios. O inchaço pode ser acúmulo de líquido por várias razões. Você notou se ela tá comendo bem ou se a água do terrário tá com os parâmetros certos?
Ranamoníase é um nome bem específico, mas o inchaço em anfíbios é um sintoma que pode indicar várias coisas. O ideal mesmo é procurar um veterinário especializado em répteis e anfíbios. Eles vão saber diagnosticar certinho.
Puxa, que dó! Se ela tá quieta e inchada, não dá pra arriscar. Eu já tive uma experiência com um sapo que ficou inchado e era uma infecção bacteriana. A recomendação foi banho de soro fisiológico morno, mas o vet foi quem indicou.
Olha, eu não sou veterinário, mas já vi gente comentando sobre isso. Inchaço pode ser retenção de líquidos, problemas no fígado ou nos rins. A ranamoníase é um tipo de infecção parasitária, né? O importante é observar outros sintomas e, se possível, coletar uma amostra das fezes pra análise.
Acho que o mais seguro é você procurar um veterinário de animais exóticos o quanto antes. Eles têm o conhecimento pra identificar o que tá acontecendo e receitar o tratamento certo. Não deixe pra depois, tadinha!
No meu aquário, uma vez uma rãzinha ficou com a barriga inchada e era problema na água. Trocamos tudo, ajustamos os parâmetros e ela melhorou. Mas a sua rã pintada parece mais um caso sério, infelizmente. Veterinário é o melhor caminho.