Vi gaiolas pequenas. A minha tem 50×50 cm e ela se movimenta pouco. O ideal é mais espaço, tipo 80 × 80 cm?
Nossa, 50x50 cm pra chinchila é bem apertado mesmo! Elas são animais que gostam de se movimentar, pular. 80x80 cm já é bem melhor, na minha opinião. Quanto mais espaço, mais feliz ela vai ficar.
Eu li que o ideal é ter no mínimo 1 metro quadrado de área para uma chinchila. Então 80x80 já é um bom começo, mas se puder ser maior, melhor ainda! Elas precisam de espaço para correr, subir e descer.
Concordo! A minha chinchila se sente muito mais à vontade desde que troquei a gaiola por uma maior. Elas são bem ativas, principalmente à noite. É importante que ela tenha espaço para gastar energia.
O que eu faço é usar uma gaiola grande e ainda colocar prateleiras em diferentes alturas. Assim ela pode subir, descer e ter vários cantinhos para explorar. A sua chinchila parece estar precisando de um ‘upgrade’ mesmo!
80x80 cm é um bom ponto de partida, mas se a sua chinchila é muito ativa, talvez valha a pena investir em algo ainda maior ou modular. Elas são exploradoras natas!
Acho que o importante não é só o tamanho, mas também o que tem dentro. Rodinha de exercício (grande e segura!), esconderijos, brinquedos para roer… tudo isso faz a diferença no bem-estar dela, além do espaço físico.
Com certeza, mariaeduarda! A minha chinchila ficava bem inquieta na gaiola pequena. Depois que aumentei o espaço, ela ficou muito mais calma e se exercita mais. Pode ir para os 80x80, ela vai amar!