Criei ele em um cercadinho, mas agora quer explorar o quintal. Quero deixar livre, mas tenho medo de predadores. Quando é seguro?
Opa! Que legal você ter galinhas caipiras! Olha, sobre soltar no quintal, eu esperei até os meus terem umas 6-8 semanas. Nessa idade eles já estão mais resistentes e conseguem fugir se aparecer algum gato ou cachorro por perto. E também, se o cercadinho era o único lar deles, essa adaptação gradual é importante.
Eu costumo esperar um pouco mais, uns 2 meses. Pra mim, a segurança contra gavião e outros pássaros maiores é a maior preocupação. Se o quintal tem árvores altas, é mais arriscado. Também depende do tamanho do quintal, um espaço maior dá mais chance de eles se esconderem.
Minha experiência é que depende muito da raça e do desenvolvimento do filhote. Eu sempre dou uma observada se eles estão bem ágeis, se se assustam fácil e se já estão batendo as asas com força. Isso ajuda a ter uma ideia se eles conseguem se defender minimamente.
Uma dica que funciona bem é começar soltando por períodos curtos durante o dia, e sempre sob supervisão. Assim você vê como eles reagem, se ficam assustados, se tentam fugir de algo. Se der tudo certo, vai aumentando o tempo aos poucos.
Além da idade, o que você pode fazer é reforçar a segurança do quintal. Verificar se não tem buracos na cerca, se não há árvores onde predadores possam pousar facilmente e até colocar uma telinha em partes mais expostas se for o caso. Quanto mais seguro o ambiente, mais tranquilo você fica.
Eu esperaria pelo menos 1 mês e meio, uns 45 dias. E vê se eles já estão com as penas mais firmes. Filhote com pena mole ainda é muito vulnerável ao frio e à chuva também, o que pode deixá-los mais suscetíveis a predadores por estarem mais fracos.
Essa sua preocupação com predadores é super válida! Eu acho que com uns 2 meses, eles já ganham um bom tamanho e começam a se parecer mais com as galinhas adultas, o que já inibe um pouco alguns bichos. Mas o ideal é você ir observando o comportamento deles no cercadinho.
Eu sempre deixei os meus filhotes de caipira com pelo menos 1kg. Se eles têm um bom peso, já não parecem tão indefesos pra um gato ou cachorro. Mas lembre-se de que os gaviões são um perigo maior e eles podem atacar mesmo filhotes maiores.