Minha cachorrinha está com 10 meses e eu ainda dou ração de filhote. Existe uma idade certa para fazer a troca para a ração de cão adulto? Muda conforme o porte do cachorro?
Oi Beatriz! Geralmente a troca para ração de adulto acontece entre 10 a 12 meses, mas depende sim do porte do cachorro. Cães de porte pequeno tendem a ter o crescimento mais rápido e podem mudar um pouco antes, enquanto os de porte grande costumam ficar mais tempo na ração de filhote, até uns 18 meses às vezes. O ideal é conversar com o veterinário pra ele te dar uma orientação certinha pra sua cachorrinha!
Beatriz, minha experiência com o meu labrador foi que ele mudou pra ração de adulto com quase 1 ano e meio. O veterinário explicou que ele, por ser de porte grande, precisava de mais tempo com os nutrientes específicos pra filhotes. Fica de olho na indicação da embalagem da ração também, elas costumam dar uma referência.
Sei que algumas marcas têm rações de ‘transição’ ou para ‘crescimento acelerado’ que ajudam nesse meio tempo. Mas o mais importante é realmente o porte. O meu vira-lata (médio porte) mudou por volta dos 11 meses. Dá uma pesquisada sobre a ração que você usa, pode ser que tenha algo específico pra fase que ela tá.
Que legal que você tá pensando nisso! A minha cachorrinha é SRD e o veterinário indicou a troca com 1 ano. Ele falou que a ração de filhote tem mais calorias e nutrientes pra ajudar no desenvolvimento ósseo e muscular, então é bom não trocar muito cedo sem orientação.
Beatriz, é bem isso que você falou, muda bastante pelo porte. Meu pug mudou pra adulto com 9 meses, mas meu amigo que tem um golden retriever esperou até 1 ano e 4 meses. Confia no veterinário, ele sabe o que é melhor pra cada fase do pet.
Meu conselho é: observe sua cachorrinha! Se ela estiver com uma energia boa, peso adequado e o pelo brilhante, talvez ainda não seja a hora. Mas o melhor mesmo é perguntar pro veterinário na próxima consulta, eles são a melhor fonte de informação!
Na dúvida, segura mais um pouco com a ração de filhote. É melhor ela ter os nutrientes necessários pra crescer forte do que trocar antes da hora e faltar algo. Mas se ela estiver comendo muito e ganhando peso demais, aí sim pode ser hora de considerar a mudança.