Quero montar um terrário seguro, como escolher termostato que evite superaquecimento e mantenha temperatura ideal?
Opa! Pra serpente é super importante mesmo. Eu uso um termostato com sonda, daqueles que você coloca a sonda direto perto do ponto mais quente, sabe? Assim ele regula a temperatura certinho onde o bicho fica.
Tem uns modelos digitais que são ótimos, dá pra programar a temperatura máxima e mÃnima. Evita aquele sobe e desce brusco que pode estressar a cobra.
Já tive problema com uns termostatos mais simples que pareciam ficar ‘presos’ ligados ou desligados. Recomendo investir em um de boa marca, que tenha um sistema de segurança pra desligar se algo der errado.
Eu prefiro os termostatos que controlam por tempo, tipo os que você ajusta pra ligar e desligar em intervalos. Funciona bem pra manter a variação controlada.
Uma dica é o termostato que tem um display mostrando a temperatura atual. Ajuda a ficar de olho sem precisar abrir o terrário toda hora.
Procura um que seja especÃfico pra aquecimento, geralmente são mais precisos e seguros que os genéricos. A segurança da sua serpente em primeiro lugar!
Olha, eu dei sorte com um modelo da [marca X, nome fictÃcio], ele tem um cabo longo pra sonda, o que facilita posicionar em qualquer canto do terrário. E a precisão dele é muito boa.
Pra mim, o segredo foi um termostato com um bom alcance de watts. Assim ele consegue controlar tanto as lâmpadas quanto os tapetes de aquecimento sem forçar.