Estou me planejando para pegar um filhote e queria listar todos os gastos iniciais para não ter surpresas. Além do valor do próprio filhote (se for comprado), o que mais preciso colocar na conta? Vacinas, caminha, potes, primeiros brinquedos?
Oi,rafaelapires! Que legal que você tá se planejando! Além do filhote em si, a lista que você fez tá ótima. Vacinas são super importantes e variam de preço dependendo da clínica e do tipo de vacina. A caminha, potes e os primeiros brinquedos também entram na conta, claro. Ah, e não esquece da coleira e guia, kit de primeiros socorros básico e talvez um tapete higiênico se for um filhote de cachorro.
Exato, beatrizpeixoto! E dependendo da raça do seu filhote, pode ser que você precise de itens específicos, como um comedouro mais alto para raças grandes, ou brinquedos mais resistentes se for um cão que gosta de roer bastante.
Eu tive uma surpresa com a ração! A primeira embalagem, pra filhote, pode ser um pouco mais cara. E a consulta com o veterinário pra fazer o check-up inicial e tirar as primeiras dúvidas também é um gasto que não pode faltar na lista.
Não se esqueça da microchipagem, rafaelapires! É um investimento pequeno, mas te dá uma tranquilidade enorme caso o bichinho se perca. E a castração, que apesar de não ser um gasto inicial imediato, é algo a se planejar para o futuro.
E tem a questão do transporte também! Se você for buscar o filhote de carro, talvez precise de uma caixa de transporte ou cinto de segurança específico. Se for por transporte aéreo ou terrestre, aí o custo pode aumentar bastante.
Uma dica que eu dou é pesquisar bastante! As lojas de pet costumam ter pacotes para filhotes que incluem vários itens básicos, e às vezes sai mais em conta. E vale a pena também dar uma olhada em bazares e grupos de doação, muita gente acaba doando itens que os filhotes não usam mais.
No meu caso, o veterinário pediu um vermífugo logo de cara e também um antipulgas. Esses são gastos que muitas vezes esquecemos, mas são essenciais logo nos primeiros dias.
Para quem vai pegar um gato, além de tudo isso, pense nos arranhadores e em um bom local pra caixa de areia. Eles são importantes para o bem-estar do bichano e evitam que ele destrua os móveis da casa!