Faço escovação quase todo dia, mas ainda fica cheio de nós perto da barriga. Será que menos vezes seria melhor?
Nossa, gato persa dá trabalho mesmo com esse pelo longo! Eu escovava o meu todo dia também e vivia brigando com os nós. Acontece que a gente precisa ir com calma e usar um bom rasqueadeira ou um pente de dentes mais largos nas áreas mais propensas a embaraçar, tipo barriga e axilas. Às vezes, escovar em dias alternados, mas com mais atenção e calma nesses pontos, resolve.
Amiga, para persa, o ideal é pelo menos uma vez ao dia, sim. Mas o segredo não é só a frequência, é a técnica e os acessórios! Usa um spray desembaraçador antes de pentear, ajuda MUITO a soltar os nós sem machucar.
Eu tenho um persa e no começo sofria com os nós. Descobri que escovar em sessões mais curtas, mas todos os dias, é o melhor. E sempre começando das pontas para a raiz, pra não puxar demais o pelo. Tenho uma escova própria pra pelos longos que faz uma diferença enorme.
Acredito que o problema não seja a frequência, mas sim a forma de escovar. Gatos persas precisam de uma escovação minuciosa. Tenta usar um pente de metal com dentes mais largos pra começar, pra tirar os nós maiores, e depois um rasqueadeira pra tirar o subpelo. Se os nós estiverem muito apertados, às vezes é preciso cortar com cuidado ou usar um spray desembaraçador.
Eu procuro fazer escovações diárias no meu, mas divido em duas vezes ao dia, uma de manhã e outra à noite, por uns 10 minutinhos. Isso evita que o pelo fique muito tempo embaraçado e facilita na hora de tirar os nós. O spray desembaraçador é um salva-vidas!
Talvez você esteja escovando muito forte nessas áreas? Com persas, é preciso ter uma mão bem leve e paciência. A frequência é importante, mas a delicadeza é mais ainda pra não machucar a pele dele.
Gato persa é um desafio! O que funcionou pra mim foi usar um pente fino pra separar os nós primeiro, com muito cuidado, e depois vir com a rasqueadeira. Se o nó estiver muito feio, tem umas tesourinhas sem ponta que ajudam a cortar o nó sem puxar o pelo.
Eu acho que escovar todo dia é o certo pra eles. Talvez o que precise mudar seja a escova que você tá usando. Tem umas que são específicas pra tirar nós e subpelo de gatos de pelo longo, fazem uma diferença gigantesca!