Meu sonho é ter um cachorro, mas moro num apartamento de 45m². Além do clássico yorkshire ou poodle, existem outras raças de pequeno ou médio porte que se adaptam bem a pouco espaço e não precisam de tanta atividade física?
Oi, Enzo! Que legal que você quer ter um doguinho! Para apês pequenos, eu super recomendo o Bulldog Francês. Eles são mais calmos, não precisam de passeios super longos e são ótimos companheiros. Meu vizinho tem um e ele é super tranquilo.
Já pensou num Shih Tzu? São super dóceis, adoram um colo e se contentam com brincadeiras dentro de casa. Não exigem muita atividade física, o que é ótimo pra quem mora em apê.
Olha, meu lulu da pomerânia é super adaptado ao apê! Ele ama correr pela casa, mas também fica de boa vendo TV. É importante dar atenção e brincar bastante, mas não são tão agitados quanto um Jack Russell, por exemplo.
Para quem não quer tanto pelo, o Schnauzer Miniatura pode ser uma boa. Eles são espertos, ativos, mas se cansam bem com brincadeiras e passeios curtos. E o banho de pelo não é tão complicado quanto em outras raças.
Oi Enzo! Que legal que você quer ter um companheiro peludo! Para apartamento, raças menores e mais tranquilas costumam ser ótimas. Já pensou em um Shih Tzu? Eles são super dóceis e não precisam de passeios super longos, umas duas ou três voltinhas por dia já costuma ser o suficiente pra eles ficarem felizes. E são uma fofura!
Oi Enzo! Além dos clássicos que você mencionou, o Pug é uma ótima pedida! Eles são companheiros, gostam de ficar perto dos donos e não exigem uma rotina de exercícios muito intensa. Claro que a atividade física é importante pra qualquer cachorro, mas eles se contentam com caminhadas mais curtas e brincadeiras dentro de casa.
Eu tenho um buldogue francês e ele se adapta super bem ao meu apartamento de 50m². Ele é bem preguiçoso, na verdade! Gosta de dormir bastante e só quer saber de brincar um pouquinho e dar umas voltinhas pela rua. É um amor de cachorro!
Enzo, você pode considerar também um Boston Terrier. Eles são cães de porte pequeno a médio, bem inteligentes e se adaptam bem à vida em apartamento. Não são tão agitados quanto outras raças e adoram um colinho no sofá. Fique atento à respiração deles, que pode ser um pouco mais sensível.
Uma opção que pouca gente pensa é o Cavalier King Charles Spaniel. Eles são extremamente dóceis, carinhosos e se contentam com passeios moderados. São ótimos para famílias e para quem quer um pet mais calminho em casa. A adaptação ao apartamento é excelente!
Se você busca algo um pouco diferente, um Bichon Frisé pode ser uma boa. Eles são alegres e brincalhões, mas não exigem exercícios extenuantes. O importante para eles é a companhia do tutor e um bom passeio diário para gastar energia. E o pelo deles é hipoalergênico, o que pode ser um bônus!
Já que você mencionou o poodle, pense nos Toy ou Miniatura. Eles são super inteligentes, fáceis de treinar e se adaptam muito bem a apartamentos. Claro que precisam de estímulo mental e passeios, mas não se comparam à necessidade de exercício de raças maiores.
E o que acha de um Dachshund (Salsicha)? Existem as versões miniaturas que cabem super bem em apartamento. Eles têm energia, mas com passeios regulares e brincadeiras em casa, ficam bem felizes. Só cuidado com a coluna deles, é bom evitar pulos altos.