Qual a melhor idade para castrar uma fêmea? Antes ou depois do primeiro cio?

Há muita controvérsia sobre isso. Alguns veterinários falam para castrar antes do primeiro cio para evitar tumor de mama. Outros dizem para esperar. Qual a opinião e experiência de vocês? O que a ciência diz hoje?

Oi, Cecília! Olha, minha experiência com a Luna foi castrar antes do primeiro cio e a veterinária recomendou muito por causa da questão dos tumores mamários. Ela disse que a chance diminui bastante se for antes do primeiro cio. Mas entendo a sua dúvida, tem muita gente com opiniões diferentes mesmo.

Eu sempre preferi esperar um pouco mais, tipo depois do primeiro cio. Tenho a impressão que elas se desenvolvem um pouco melhor, sabe? Mas confesso que fico com um pé atrás por causa dessa história de tumor. É um dilema mesmo.

A minha vet disse que o ideal é esperar o corpo dela amadurecer um pouco, então ela recomendou esperar depois do primeiro cio. Sobre os tumores, ela falou que com exames regulares dá pra acompanhar bem. O que vocês acham disso?

Pelo que eu li e conversei com alguns veterinários, a tendência atual é realmente castrar antes do primeiro cio, justamente pra ter essa proteção maior contra tumores mamários. Parece que a eficácia é maior quanto mais cedo for feita a cirurgia nesse sentido.

Acho que o mais importante é conversar MUITO com o veterinário de confiança de vocês. Eles que conhecem o histórico do seu pet e podem te dar a melhor orientação individualizada. A gente lê tanta coisa na internet que fica confuso mesmo.

No meu caso, a minha cachorra teve o primeiro cio e depois disso a gente castrou. Não tive nenhum problema com ela, mas confesso que fico pensando se teria sido melhor antes. Essa questão dos tumores me deixa um pouco preocupado.

Eu optei por castrar a minha antes do primeiro cio e foi tranquilo. Ela nem apresentou grandes mudanças de comportamento e acho que a recuperação foi bem rápida. Mas acho que cada caso é um caso, né?

Eu pesquisei bastante sobre isso e a maioria dos estudos mais recentes aponta para os benefícios de castrar antes do primeiro cio, principalmente pela redução do risco de tumores mamários e piometra (infecção uterina). Mas o veterinário é quem vai te guiar melhor!