Minha filha está pedindo muito um porquinho-da-índia. Eu não entendo nada sobre eles. O que eles comem? Precisam de muito espaço? Fazem muito barulho ou sujeira? É um bom primeiro pet para uma criança?
Oi marialuiza! Porquinhos-da-índia são uns fofos mesmo! Pra começar, eles comem principalmente feno de boa qualidade, ração específica pra eles e vegetais frescos (folhas verdes escuras são ótimas). Vitamina C é super importante pra eles, então pode incluir pimentão na dieta também! Eles precisam de um espaço razoável, uma gaiola maior do que se imagina, com substrato que absorva bem a urina e mantenha o ambiente limpo pra evitar cheiro forte. E sujeira faz sim, como todo pet, mas dá pra controlar com limpeza regular.
Olha, sobre ser um primeiro pet pra criança, depende muito da criança. Eles são dóceis e não mordem fácil, o que é bom. Mas precisam de manejo gentil e supervisão de um adulto, claro. A rotina de limpeza da gaiola e a alimentação correta são essenciais, então a responsabilidade maior vai ser sua no início.
Eles não fazem tanto barulho quanto um cachorro latindo, mas se comunicam com uns ‘quiquizinhos’ bem característicos, principalmente quando estão felizes ou esperando comida. É um som bem tranquilo, na minha opinião.
A questão do espaço é importante mesmo. Se puder dar uma gaiola bem grande, melhor ainda. E eles gostam de ter onde se esconder, tipo uma casinha ou um túnel. Isso deixa eles mais seguros e felizes.
Não esquece do feno! Ele é crucial pra digestão deles e ajuda a desgastar os dentes, que crescem o tempo todo. É a base da alimentação deles. E água fresca sempre disponível em bebedouro.
Sobre a sujeira, se você limpar a gaiola a cada 2-3 dias, o cheiro fica bem controlável. Eles não são pets que exigem passeios na rua, o que facilita a vida de quem mora em apartamento, por exemplo. Mas precisam de um tempo fora da gaiola pra se exercitar em um local seguro.
Uma dica é ter pelo menos dois porquinhos-da-índia! Eles são animais sociais e ficam mais felizes e menos estressados quando têm companhia. Só precisa garantir espaço suficiente para todos.
A questão da vitamina C é séria mesmo. Eles não produzem, então precisa ser fornecida na ração ou nos vegetais. A deficiência causa problemas sérios de saúde. Fique atenta a isso!