Quais exames o vet deve pedir num cão idoso?

Meu golden de 10 anos vai fazer check‑up anual. Gostaria de saber que tipos de exames são recomendados nessa fase.

Oi natalia! Com 10 anos, seu golden já é considerado um sênior, né? Geralmente, o vet pede um hemograma completo pra ver se tá tudo ok com as células do sangue, e um painel bioquímico pra checar os rins, fígado, pâncreas e outras coisas importantes. Às vezes, ele pede também um exame de urina, que é super útil!

É isso aí, daviferreira! E pra ajudar a prevenir surpresas, muitos vets recomendam também um check-up cardíaco e até um raio-X pra ter uma ideia da saúde geral dos órgãos e ossos. A gente nunca sabe quando algo pode estar começando, né?

Oi nataliarezende! Que legal você se preocupar com o check-up do seu golden. Para cães idosos, geralmente o veterinário pede um hemograma completo pra ver como andam as células do sangue, e também um painel bioquímico, que avalia os órgãos como rins, fígado e pâncreas. Pode pedir também um exame de urina pra checar a saúde renal e se tem alguma infecção.

É uma ótima pergunta, nataliarezende! Além desses que o ryansilveira falou, dependendo do histórico do seu cão, o vet pode solicitar um exame de tireoide, pra ver se a produção hormonal tá ok, e até um exame de coagulação se ele for fazer alguma cirurgia ou tiver alguma condição específica.

Eu sempre faço um raio-X de tórax e abdômen no meu cachorro idoso. É bom pra ver se não tem nada crescendo ou alguma alteração nos pulmões e outros órgãos internos.

Não esqueça de mencionar ao vet qualquer mudança de comportamento ou apetite do seu pet, nataliarezende. Isso pode indicar a necessidade de exames mais específicos, como ultrassom abdominal ou até um ecocardiograma se ele tiver sopro no coração.

No meu pug, com 11 anos, o vet pediu um exame de pressão arterial também. Ele disse que é importante pra cães mais velhos, especialmente se tiverem alguma condição cardíaca.

Uma coisa que meu vet sempre faz é checar a saúde bucal. Um exame completo da boca e talvez um raio-X dental podem prevenir muitos problemas futuros.

Acho que o mais importante é conversar abertamente com o veterinário sobre todas as preocupações. Eles sabem o que é melhor pra cada caso específico, né?

Verifique também se ele está com as vacinas em dia e se o controle de parasitas (pulgas, carrapatos, vermes) está sendo feito corretamente. Pra cães idosos, isso é ainda mais crucial.