Meu golden de 10 anos vai fazer check‑up anual. Gostaria de saber que tipos de exames são recomendados nessa fase.
Oi natalia! Com 10 anos, seu golden já é considerado um sênior, né? Geralmente, o vet pede um hemograma completo pra ver se tá tudo ok com as células do sangue, e um painel bioquímico pra checar os rins, fígado, pâncreas e outras coisas importantes. Às vezes, ele pede também um exame de urina, que é super útil!
É isso aí, daviferreira! E pra ajudar a prevenir surpresas, muitos vets recomendam também um check-up cardíaco e até um raio-X pra ter uma ideia da saúde geral dos órgãos e ossos. A gente nunca sabe quando algo pode estar começando, né?
Oi nataliarezende! Que legal você se preocupar com o check-up do seu golden. Para cães idosos, geralmente o veterinário pede um hemograma completo pra ver como andam as células do sangue, e também um painel bioquímico, que avalia os órgãos como rins, fígado e pâncreas. Pode pedir também um exame de urina pra checar a saúde renal e se tem alguma infecção.
É uma ótima pergunta, nataliarezende! Além desses que o ryansilveira falou, dependendo do histórico do seu cão, o vet pode solicitar um exame de tireoide, pra ver se a produção hormonal tá ok, e até um exame de coagulação se ele for fazer alguma cirurgia ou tiver alguma condição específica.
Eu sempre faço um raio-X de tórax e abdômen no meu cachorro idoso. É bom pra ver se não tem nada crescendo ou alguma alteração nos pulmões e outros órgãos internos.
Não esqueça de mencionar ao vet qualquer mudança de comportamento ou apetite do seu pet, nataliarezende. Isso pode indicar a necessidade de exames mais específicos, como ultrassom abdominal ou até um ecocardiograma se ele tiver sopro no coração.
No meu pug, com 11 anos, o vet pediu um exame de pressão arterial também. Ele disse que é importante pra cães mais velhos, especialmente se tiverem alguma condição cardíaca.
Uma coisa que meu vet sempre faz é checar a saúde bucal. Um exame completo da boca e talvez um raio-X dental podem prevenir muitos problemas futuros.
Acho que o mais importante é conversar abertamente com o veterinário sobre todas as preocupações. Eles sabem o que é melhor pra cada caso específico, né?
Verifique também se ele está com as vacinas em dia e se o controle de parasitas (pulgas, carrapatos, vermes) está sendo feito corretamente. Pra cães idosos, isso é ainda mais crucial.