Meu papagaio ama sementes de girassol e vira-lata já come demais. Isso pode causar gordura ou desbalancear a dieta?
Opa! Sobre o girassol, acho que a gente tem que ter um olho nesse tema. Ele tem muita gordura, e se o bichinho comer em excesso, pode sim acabar desbalanceando a dieta e até engordando. O ideal é oferecer como petisco, sabe? Uma quantidade pequena pra não prejudicar a alimentação principal.
Concordo com a analivia. A semente de girassol é uma delícia pra eles, mas é rica em gordura. Se o papagaio ou o vira-lata (se você tiver um cachorro também!) comerem só isso, vai faltar outros nutrientes importantes. Dá pra oferecer sim, mas sempre com moderação.
Eu já conversei com um veterinário sobre isso. Ele me disse que girassol pode sim ser prejudicial se dado em excesso, principalmente para aves. Causa acúmulo de gordura no fígado, o que é bem sério. Melhpr focar em ração extrusada e frutas/vegetais!
Meu papagaio também fica doido por girassol! O que eu faço é separar uma quantidade pequena por dia, como se fosse um mimo. A base da alimentação dele é a ração própria pra psitacídeos, que já é balanceada. Assim ele come o que gosta sem exagerar.
Olha, girassol realmente tem muita gordura, então se for a base da alimentação, pode sim desbalancear e levar a problemas de saúde a longo prazo, como gordura no fígado. É melhor usar como petisco, com moderação!
Com certeza! É como a gente comer pizza todo dia, né? Eles adoram, mas não é o ideal. O ideal é uma ração peletizada de boa qualidade e o girassol só de vez em quando.
Exato! Girassol é rico em gorduras, o que pode ser problemático para psitacídeos. Tente oferecer uma variedade maior de frutas, legumes e uma boa ração extrusada.
Sim, é ruim em excesso. Sementes de girassol são muito calóricas e gordurosas. Se o seu papagaio está comendo ‘demais’, como você disse, é bom diminuir a oferta e focar em uma dieta mais equilibrada.
Dá uma olhada na composição da ração que você usa. Algumas misturas para papagaios já vêm com muito girassol. Se puder, escolha uma com menos sementes e mais pellets.
O girassol tem seu valor nutricional, mas a proporção de gordura é alta mesmo. Se o seu papagaio prioriza o girassol e deixa a ração de lado, aí é um problema sério de desbalanceamento alimentar.
É um clássico, né? Petisco favorito de muitos! Mas para a saúde deles, a gente precisa controlar. Petiscos são para ‘para complementar’, não para ser o prato principal.