O veterinário falou na última consulta que eu deveria escovar os dentes do meu gato. Eu achei que ele tava brincando! Alguém aqui faz isso? Como vocês conseguem? Meu gato não deixa nem chegar perto da boca dele.
Oi! Sim, é super importante mesmo! No começo o meu também não deixava, mas a gente foi acostumando aos poucos. Comecei só passando meu dedo molhado com água na gengiva dele, depois usei uma dedeira e agora já uso a escovinha com pasta própria pra gatos. Paciência é o segredo!
Com certeza! A saúde bucal é fundamental pra evitar problemas maiores depois, como tártaro, gengivite e até perda de dentes. O meu gato adora o sabor da pasta de frango, tem que ser pasta específica pra eles, viu?
Eu ainda não consigo escovar os dentes do meu, admito. Mas tô usando um spray bucal que diz ajudar a reduzir o tártaro. Será que resolve tanto quanto a escovação?
Olha, a escovação é o ideal mesmo. Se o seu gato não aceita de jeito nenhum, tenta oferecer petiscos dentais, eles ajudam bastante a limpar os dentes na correria do dia a dia.
O meu veterinário me recomendou começar bem novinho, quando são filhotes. Talvez seja mais fácil se você tiver um gato mais jovem. Com o meu mais velho, foi uma luta!
Tem que ser com paciência e recompensas! Tenta fazer isso depois que ele estiver mais calmo, depois de brincar, por exemplo. E elogia bastante, dá um petisco gostoso depois. Se ele ficar muito estressado, para e tenta outro dia.
Uso a escova de dedo e meu gato Tolera bem. O truque é fazer disso um momento tranquilo, sem forçar. Comecei com um segundo e fui aumentando o tempo aos poucos. Ele associa com carinho e petisco depois.
Existem alternativas como petiscos e sprays que ajudam, mas a escovação é imbatível pra uma higiene completa. Se o seu veterinário recomendou, é porque ele viu necessidade. Tenta o passo a passo que o pessoal falou, de ir acostumando aos poucos.