Preciso mesmo dar todas as vacinas todo ano?

Olá! Meu cachorro já tem 5 anos e todo ano o veterinário fala que tem que dar a vacina múltipla (V8 ou V10) e a de raiva. É necessário mesmo esse reforço anual depois que ele já é adulto? Fico na dúvida se não é exagero.

Oi, Pedro! Entendo sua dúvida. A minha veterinária explica que, mesmo o cachorro sendo adulto, é importante sim manter as vacinas em dia. Algumas doenças podem ter um ciclo de imunidade que diminui com o tempo, e o reforço anual garante que ele continue protegido. É melhor prevenir, né?

Olha, Pedro, eu sempre vacino meu gato todo ano. A Dra. Ana, minha veterinária, disse que algumas vacinas precisam de reforço anual para manter o nível de anticorpos alto. É como a nossa vacina da gripe, que tem que tomar todo ano por causa das novas cepas. Com os pets é um pouco parecido, para doenças que ainda circulam.

Pedro, meu dog já tem 7 anos e eu continuo vacinando anualmente. A raiva é super importante por ser uma zoonose, né? E as outras, como a V8/V10, protegem contra doenças graves que podem ser fatais. É um custo, mas a saúde do bichinho não tem preço.

Eu também já tive essa dúvida! Falei com meu veterinário e ele me explicou que a vacina de raiva é obrigatória anualmente em muitos lugares por lei, e as outras, sim, o reforço ajuda a manter a imunidade. Ele disse que depois de um certo tempo, a proteção pode cair. É bom seguir a recomendação!

É uma pergunta bem comum, Pedro! Eu sempre vacinei o meu por recomendação da veterinária. Ela disse que a necessidade do reforço anual pode variar dependendo da vacina e do estilo de vida do cão (se ele frequenta parques, creches, etc.). Mas para a maioria, o reforço anual é o recomendado para garantir a proteção.

Oi pedrohenrique! Entendo sua dúvida. A maioria dos veterinários recomenda o reforço anual sim, mesmo para adultos. É que a imunidade das vacinas pode diminuir com o tempo, e o reforço garante que ele continue protegido contra doenças graves, que podem ser até fatais.

Complicado né? O meu também tem essa rotina todo ano. Mas já ouvi falar que para algumas vacinas, tipo a múltipla, o intervalo pode ser maior depois de um certo tempo. Acho que vale a pena conversar com o veterinário sobre isso e tirar todas as dúvidas, pedir pra ele explicar o porquê de cada uma.

Eu confio no veterinário e faço o que ele manda. Melhor prevenir do que remediar, né? As doenças que essas vacinas previnem são bem chatas e os tratamentos são caros e dolorosos pro pet.

No meu caso, o veterinário fez um protocolo diferenciado para a minha cachorra idosa. Ele explicou que a necessidade de reforço anual pode variar dependendo da vacina, da idade do animal, do estilo de vida dele (se ele tem muito contato com outros cães, por exemplo) e até da resposta imune individual. Vale a pena perguntar sobre isso!

Eu tive um caso com meu antigo cachorro que pegou cinomose. Foi horrível! Ele não estava com as vacinas em dia. Desde então, não brinco mais e faço tudo rigorosamente. É um gasto, mas a tranquilidade e a saúde dele valem muito mais.

Concordo com o ryansilveira e o matheuscorreia. É melhor pecar pelo excesso de cuidado do que pela falta. Eu faço questão de manter as vacinas do meu em dia, é um investimento na vida dele.

Se você está com dúvida, o melhor é pedir ao veterinário para te explicar detalhadamente o protocolo vacinal e os motivos. Existem estudos que mostram que algumas vacinas podem ter validade maior que um ano, mas a vacina contra a raiva geralmente precisa ser anual. Pergunte sobre os anticorpos também, alguns veterinários fazem exames para verificar o nível de proteção.