Preciso declarar meu pet no imposto de renda?

Essa dúvida parece boba, mas uma amiga falou que as despesas com veterinário poderiam ser abatidas. Isso é verdade? Ou declarar um animal de estimação no imposto de renda não existe?

Olha, que eu saiba, não tem como declarar pet no imposto de renda. Acho que essa coisa de abater despesas de veterinário é mais um mito, sabe? Pelo menos pra pessoa física não me parece que seja válido.

Também já ouvi falar sobre isso, mas nunca cheguei a pesquisar a fundo. Fico curiosa pra saber se tem alguma brecha ou algo assim.

Eu acho que não dá pra declarar. O imposto de renda é sobre rendimentos e bens seus. O pet é um membro da família, mas não um bem declarável nesse sentido, né?

Rapaz, eu acho que não. Tentei uma vez usar umas notas de veterinário e o programa nem aceitou. Talvez pra CNPJ, alguma clínica veterinária, mas pra gente comum, acho que não cola.

Oi beniciopires! Pelo que eu sei, não existe uma forma oficial de declarar um pet no imposto de renda. As despesas com veterinário, alimentação e outras coisas para eles geralmente não são dedutíveis. É uma pena, né? Quem dera se fosse assim!

Nossa, que pergunta interessante! Pelo que eu sei, não tem como declarar o pet como dependente ou algo assim. Mas sobre as despesas, acho que tem uma pegadinha aí.

Pelo que já pesquisei, as despesas veterinárias não entram no imposto de renda como dedução. É uma pena, né? A gente gasta tanto com eles!

Isso de abater despesas veterinárias é um mito, acho. Pelo menos até onde eu sei, não tem previsão legal para isso. O foco são gastos com saúde humana.

Tenta ver se a sua amiga não confundiu com alguma outra despesa que possa ser dedutível, tipo plano de saúde. Mas pet no IR, acho que não rola.

Complicado isso, né? Imagina poder deduzir umas vacinas ou cirurgias… seria um alívio! Mas acho que a Receita Federal não pensa assim.

Já ouvi falarem sobre isso, mas sempre achei que era boato. Nunca vi ninguém conseguir abater despesas com pet. Talvez seja bom confirmar com um contador.

Também fiquei curiosa agora! Se tiver alguma novidade sobre isso, compartilha aqui, hein! Porque seria ótimo poder ter algum benefício com tantos gastos.

Mas e se você tiver um gasto muito alto com o pet e for usar em algum outro lugar, tipo um seguro pet, aí talvez tenha alguma coisa? Não sei, tô chutando aqui.