Ele ama maçã, mas estou com medo de que o excesso de frutas prejudique o sistema digestivo ou cause excesso de açúcar?
Oi mariaclara! Que legal que seu porquinho gosta de maçã! Mas sobre dar todo dia, eu não recomendo. Frutas são mais como um agrado, sabe? Acho que o ideal é variar com outros vegetais e não oferecer todo dia pra não dar problema no estômago ou excesso de açúcar, como você mesma desconfia.
Eu costumo dar maçã uma vez ou outra pro meu, um pedacinho bem pequeno. Eles adoram, mas a veterinária me disse que muita fruta pode dar diarreia nos porquinhos. Melhor não arriscar todo dia não!
Concordo com os outros! Maçã é ótima, mas o segredo é a moderação. Eu dou um pedacinho algumas vezes na semana, junto com outros legumes como pimentão e folhosos. Os meus ficam super felizes e saudáveis assim.
Porquinhos da índia têm um sistema digestivo delicado. Açúcar em excesso, mesmo o natural das frutas, pode desregular a flora intestinal deles e trazer outros problemas. Eu manteria a maçã como um petisco especial, talvez 1 ou 2 vezes por semana.
É bom sempre lembrar que a base da alimentação deles deve ser feno e ração própria, né? Frutas e vegetais são complementos. Se ele ama maçã, tente oferecer outros tipos de frutas com baixo teor de açúcar também, como morango em pedacinhos, em dias alternados.
Eu já vi relatos de porquinhos que ficaram com dor de barriga por comerem muita fruta. A maçã tem bastante açúcar e água, então o melhor é dar com muita parcimônia mesmo. Talvez um pedacinho bem fininho, 1 ou 2 vezes na semana seja suficiente.
Eu aprendi que para porquinhos da índia, a regra é: um tipo de fruta por dia, em quantidade pequena. E não todo dia. Então, se hoje for dia de maçã, que seja um pedacinho. Amanhã, outro legume. Evita sobrecarga e garante a variedade.