Posso deixar ração úmida à vontade pra meu europeu?

Ele fica horas com pote de sachê aberto, mas dizem que ração úmida estraga rápido. Tem problema deixar durante o dia?

Oi, mariaclara! Olha, eu já tentei deixar sachê aberto pra minha gata e não deu muito certo. Depois de umas horinhas, começava a ter um cheiro meio estranho e ficava com uma gosminha por cima. Acabei tirando e só dou na hora das refeições dela, pra garantir que ela coma tudo fresquinho e não estrague.

Eu evito, mariaclara. Acho que especialmente no calor, a ração úmida pode proliferar bactérias bem rápido. Pra não arriscar uma gastrite ou algo pior pro seu europeu, é melhor servir em horários certos e tirar o que sobrar depois de um tempo.

Já ouvi falar que pode dar problema sim. A umidade da ração é um prato cheio pra bactérias. Se o seu gato come muito devagar, pode ser que fique tempo demais exposto. Talvez seja melhor dar em porções menores e mais vezes ao dia.

Depende muito da temperatura onde você mora, né? Se for um lugar mais fresco, pode ser que dure um pouco mais, mas ainda assim acho arriscado deixar o dia todo. Um pote de água fresca sempre por perto ajuda a manter o interesse dele na comida mais saudável, que é a seca.

Olha, eu particularmente não deixaria. A ração úmida, por ter mais água na composição, realmente estraga mais rápido, ainda mais com esse calor. Pode dar um cheiro ruim e até fazer mal pro seu gatinho se ele comer algo estragado.

Eu já deixei por um tempo aqui em casa, mas a minha gata não ligava muito, só comia um pouco de manhã e à noite. O ideal mesmo é oferecer em horários específicos pra evitar que estrague. Talvez você possa dividir a porção em várias refeições durante o dia.

Eu tenho receio de deixar à vontade, ainda mais se for aquele sachê mais molhadinho. A gente sabe que gatos são mais seletivos, mas também não queremos arriscar uma intoxicação alimentar, né?

Vi um veterinário falando sobre isso uma vez. Ele disse que, se o ambiente for bem ventilado e não estiver muito quente, uma ração úmida de boa qualidade pode durar umas 4 a 6 horas fora da geladeira sem estragar. Mas ainda assim, é bom ficar de olho no cheiro e na aparência.

Pra evitar que estrague, o que eu faço é colocar o sachê em um recipiente menor e só tiro da geladeira na hora que ele vai comer. Se ele não comer tudo, eu guardo na geladeira e ofereço de novo depois. Assim não tem erro!

A minha gata adora ração úmida, mas eu nunca deixo à vontade. O que eu faço é dar uma quantidade que sei que ela vai comer em uns 15-20 minutos. Se sobrar um pouquinho, eu tiro. É melhor pecar pelo excesso de cuidado do que arriscar.

Se o seu gato europeu tem um bom apetite e come tudo rápido, talvez não seja um problema tão grande. Mas se ele fica beliscando ao longo do dia, é mais arriscado. A minha vet sempre me orienta a oferecer porções menores e mais vezes ao dia.

Eu usava um daqueles comedouros lentos pra ração úmida, mas acho que não adiantou muito pra questão de estragar. No final, acabei voltando a dar em horários controlados. Pra saúde dele, é mais seguro mesmo.