Posso dar verduras cruas para minha iguana herbívora?

Queria diversificar a dieta dela com couve, cenoura e pepino. Isso é saudável ou preciso algo mais específico?

Opa! Sobre dar verduras cruas pra iguana, eu costumo dar sim, mas com moderação. A couve é ótima, mas tem que ser em pouca quantidade por causa do oxalato, sabe? A cenoura também é boa, mas é mais doce, então melhor não exagerar. Já o pepino, ele é mais água, então não tem muito nutriente, mas pode dar pra hidratar.

Que legal que você tá querendo diversificar a alimentação da sua iguana! Eu pesquisei bastante sobre isso e vi que é super importante ter um bom equilíbrio. Algumas verduras cruas são boas sim, mas é bom variar bastante e não focar só em uma ou duas. Sempre bom dar uma olhada na lista de o que pode e o que não pode pra elas.

Eu dou couve, mas sempre misturada com outras folhas mais neutras, tipo alface romana. A cenoura eu ralava fininho e misturava um pouquinho. O pepino eu evitava, porque dizem que pode dar diarreia se der muito. O ideal é ter uma base de folhas escuras e variar com legumes e um pouquinho de fruta às vezes.

Olha, eu já vi veterinários recomendarem não dar muita couve pra iguanas, por conta dos cristais de oxalato que podem se formar nos rins delas, sabe? É melhor focar em outras folhas escuras e verdes, como mostarda, acelga e folhas de dente-de-leão. Cenoura pode, mas com moderação, e pepino eu só dava em dias muito quentes pra dar uma refrescada.

Minha iguana adora cenoura ralada! Mas eu dou no máximo uma vez por semana. A couve eu dou bem pouquinho, misturada com outras coisas. O mais importante é a variedade, eu sempre procuro oferecer um prato colorido com folhas, legumes e às vezes um pedacinho de mamão ou manga, que elas adoram.

Eu evito dar pepino cru diretamente. Se for dar, cozinho um pouquinho e misturo com outras coisas. A couve eu dou esporadicamente. O que eu acho que funciona bem é ter uma base de folhas mais variadas e legumes como abóbora, chuchu e vagem. Sempre bom dar uma pesquisada em fontes confiáveis ou perguntar a um veterinário especializado.

Eu dou verduras cruas sim, mas sempre tento variar bastante. Couve eu dou bem pouquinho, mais como um petisco. Cenoura é uma boa fonte de vitamina A, mas não em excesso. Pepino eu dou mais quando está muito calor. O ideal é ter um mix de folhas verdes escuras, legumes e algumas flores comestíveis, se você encontrar.