Ele adora melão, mas fico com medo de excesso de açúcar. Qual a frequência segura?
Eita, dragão-barbudo que gosta de melão!
Que fofo! Olha, sobre dar frutas todo dia, eu tento variar bastante na dieta do meu. Melão é uma delícia mesmo, mas você tá certa em se preocupar com o açúcar. Acho que é melhor não arriscar todo dia, talvez umas 2 ou 3 vezes por semana, e em pedacinhos pequenos.
Concordo com o Davi! Dragões-barbudos são mais de comer insetos e verdurinhas. Frutas podem entrar, mas como um petisco especial, não como base da dieta. O melão é bem aguado e doce, então melhor dar com moderação pra não dar problema no estômago ou coisa assim.
Eu já li em alguns lugares que a quantidade de açúcar nas frutas pode ser um problema pro sistema digestivo deles a longo prazo. Talvez seja bom intercalar com outras opções mais seguras, tipo folhas verdes escuras mesmo, e deixar o melão pra um agrado ocasional.
A melhor coisa é diversificar! Além do melão, tenta oferecer mamão (sem semente), manga (pouca), morango (em pedacinhos minúsculos) de vez em quando. Mas as folhas como couve, rúcula e dente-de-leão que são o prato principal pra eles.
Respondendo a sua dúvida, Enzo, eu procuro dar frutas só uma vez na semana, pra não ter erro. E sempre observo se o meu dragão fica bem depois. Se ele parecer mais mole ou com as fezes estranhas, eu tiro da dieta por um tempo.
A minha dragãzinha adora um pedacinho de melancia! Mas eu dou tipo, uma vez a cada 10 dias, bem pouquinho. Pra não pesar na saúde dela. O ideal mesmo é perguntar pro veterinário que cuida do seu dragão, ele pode te dar uma orientação mais precisa!
É isso aí, pessoal! Cuidado com o açúcar e a quantidade. Frutas são mais pra variar o cardápio e enriquecer a dieta com vitaminas, mas não podem ser o prato principal. Melão é bom, mas com moderação é a chave!