Posso dar fruta pro meu cachorro? Quais são proibidas?

Gente, toda vez que eu pego uma maçã ou banana pra comer, meu doguinho fica com aquela cara de pidão do lado. Eu até dou um pedacinho, mas fico com medo. Ouvi falar que nem toda fruta pode. Vocês sabem me dizer quais frutas são seguras e quais eu tenho que passar longe?

Oi isaacsantos! Pode sim dar umas frutinhas pro peludo, mas com moderação e sabendo quais são as seguras. Banana e maçã (sem as sementes, que são tóxicas!) geralmente são super bem aceitas e fazem bem. É uma ótima forma de dar um petisco diferente e saudável.

Boa pergunta, isaacsantos! Frutas como melancia, morango, mirtilo e pera também costumam ser liberadas, mas sempre em pedacinhos pequenos e como agrado, não como a base da alimentação dele, viu? E sempre observe se ele não tem nenhuma reação alérgica.

Isaac, fica de olho em uvas e passas de uva, essas são super perigosas e podem causar insuficiência renal nos cachorros. Avocado (abacate) também é um não, por causa da persina que pode ser tóxica.

Complementando a mariaclara, frutas cítricas em excesso podem causar problemas digestivos, como gastrite. Então, limão, laranja, abacaxi, melhor evitar ou dar bem pouquinho mesmo.

A gente aqui em casa às vezes dá pedacinhos de mamão pro Thor, ele adora e ajuda na digestão. Mas como o pessoal disse, sempre sem semente e sem exagero. O importante é variar e ficar atento ao comportamento do seu pet!

Super concordo com tudo que falaram! É sempre bom pesquisar antes ou perguntar pro veterinário. Cada cachorro reage de um jeito, né? Melhor prevenir do que remediar.

A minha cachorra, a Mel, ama melão! Dou uns cubinhos gelados no calor e ela fica doidinha. Mas sempre tiro as sementes e dou em pouca quantidade. As frutas são boas, mas o principal é a ração balanceada.