Posso dar comida humana ao meu gato ou só ração?

Às vezes dou sobras de frango desfiado ou arroz. Isso faz mal a longo prazo? Qual é o limite seguro para petiscos caseiros?

Olha, com gatos é bom ter um cuidado extra com a alimentação. O ideal é focar na ração específica para eles, que já tem tudo que precisam. Comida humana, mesmo que pareça inofensiva como frango sem tempero, pode desequilibrar a dieta e até causar problemas no futuro, tipo alergias ou problemas renais.

Eu também já me peguei nessa dúvida! Meu veterinário explicou que a ração é formulada pra suprir todas as necessidades nutricionais deles. Comida de gente, mesmo sem tempero, pode ter coisas que eles não digerem bem ou que são tóxicas em pequenas quantidades a longo prazo. Melhor evitar.

Sabe, eu já dei um pedacinho de frango cozido e sem sal pro meu gato quando ele era filhote, mas parei. Vi que ele ficava mais ‘pidão’ e às vezes tinha umas cólicas. Agora só ração e petiscos próprios pra gatos. É mais seguro pra saúde deles, né?

É tentador dar um agrado com nossa comida, mas o sistema digestivo dos gatos é bem diferente do nosso. Arroz, por exemplo, não é o ideal. Se quiser variar, procure petiscos específicos para gatos no mercado. Eles são feitos pensando na segurança e bem-estar deles.

O meu veterinário foi bem enfático: só ração de boa qualidade e água fresca. Eventualmente um petisco próprio pra felinos. Ele disse que mesmo o frango desfiado, se não for a proporção certa de nutrientes, pode causar deficiências ou excessos que prejudicam a saúde a longo prazo.

Eu evito ao máximo dar comida humana. Uma vez meu gato comeu um pouquinho de queijo e passou mal, vomitou. Desde então, só ração e uns petisquinhos que compro na loja. Pra mim, o risco não vale a pena.

É o famoso ‘faz mal a longo prazo’. Pequenas quantidades de vez em quando podem não mostrar um efeito imediato, mas acumulam. O melhor é focar na ração e, se quiser agradar, usar petiscos feitos especificamente para gatos. Assim você garante que não vai prejudicar a saúde dele.