Sempre dei ração, mas ouvi falar de dieta BARF. Queria começar com frango cru. É seguro ou tem risco de bactérias?
Oie! Eu já pesquisei bastante sobre isso. A dieta BARF pode ser ótima, mas tem que ter muito cuidado com a higiene e a procedência da carne. Se não for bem manuseada, o risco de bactérias como salmonela e E. coli é real. Talvez começar com uma quantidade pequena e observar como ele reage seja uma ideia. Mas é bom sempre falar com o veterinário antes de mudar a dieta radicalmente!
O meu gato adora um pedacinho de frango cru de vez em quando, mas eu compro um específico para consumo humano, bem fresco e congelo antes de dar, pra tentar minimizar os riscos. Mas confesso que fico com um pé atrás também. Ração ainda é o mais prático e seguro pra mim.
Eu nunca me arrisquei com carne crua pra nenhum dos meus bichanos. Tenho muito medo de parasitas e bactérias. A ração deles é de ótima qualidade e eles estão super saudáveis. Acho que cada gato é um caso, né? O melhor é investigar bem e conversar com o veterinário.
Já vi gente que faz dieta BARF e os gatos ficam ótimos. Mas tem que seguir um protocolo bem rígido de higiene e manipulação da carne. Se você não tiver certeza absoluta sobre a procedência e como preparar, é melhor ficar com a ração ou consultar um veterinário que entenda do assunto pra te orientar direitinho.
Eu dou carne crua sim, mas sempre cozinho um pouquinho antes, só pra matar as bactérias mais comuns. Não é totalmente crua, mas é melhor que ração pra eles, na minha opinião. Eles ficam mais ativos e o pelo brilha mais! Mas é importante a orientação profissional, viu?
Olha, eu já vi casos de gatos que tiveram problemas sérios comendo carne crua. Parvovirose felina, por exemplo. Eu prefiro não arriscar. Minha gata come ração premium e se joga em petiscos próprios pra felinos. A tranquilidade de saber que ela está segura vale mais.
Minha veterinária me desaconselhou fortemente a dar carne crua. Ela disse que o sistema digestivo deles ainda pode ser afetado por patógenos. Ela recomendou ração de alta qualidade ou, se quisesse complementar, oferecer carne cozida sem temperos e em pedaços pequenos.