Galera, tenho um aquário de 50 litros e queria colocar um betta com outros peixes. Sei que betta briga, mas vi gente que consegue. Pensei em colocar com neons ou corydoras. Alguém tem betta em aquário comunitário? Quais peixes podem conviver? Ou é melhor deixar ele sozinho mesmo? Acho meio triste ele ficar sozinho num aquário grande.
E aí, daviferreira! Olha, com betta é sempre um risco, viu? Eles são territorialistas e podem atacar outros peixes, principalmente os de nadadeiras compridas ou coloridas. Neon até pode ser que funcione em aquários bem grandes e com muitos esconderijos, mas corydoras são mais de fundo e geralmente se dão bem com a maioria. A chance de dar ruim é alta, pra ser sincera. Eu prefiro deixar meu betta sozinho pra evitar estresse e brigas. É triste pensar que ele fica só, mas é mais seguro pra ele.
Oi, daviferreira! Eu já tentei colocar meu betta com outros peixes, e não deu muito certo. Ele acabou atacando um cardinal. Depois disso, desisti e deixei ele em um aquário só pra ele. É melhor prevenir do que remediar, né? Não quero que meu peixinho fique estressado ou ferido.
Fala, daviferreira! É aquela história, né? Alguns bettas são mais tranquilos, outros são verdadeiros guerreiros. Eu tenho um betta macho com um cardume de 10 neons em um aquário de 70 litros com bastante planta e troncos. Tem funcionado bem por enquanto, mas fico sempre de olho. As corydoras geralmente são mais tranquilas, mas ainda assim tem que ver a personalidade do seu betta. O segredo é um aquário bem plantado, com bastante esconderijo, pra eles poderem fugir um do outro se necessário.
Oi daviferreira! Eu não arriscaria, viu? Betta é imprevisível. Mesmo que você veja outros tutores que conseguem, pode ser que o seu não se adapte e cause problemas. Em um aquário de 50 litros, é mais difícil garantir espaço e esconderijos suficientes pra todos. Acho que o mais seguro é deixá-lo sozinho pra garantir o bem-estar dele.
E aí! Eu tive uma experiência ruim tentando colocar meu betta com outros peixes. Ele ficava estressado e batia nas divisórias do aquário. No fim, deixei ele num aquário só pra ele e ele ficou muito mais feliz e ativo. Nem todo betta se adapta a comunitário. Se o seu for mais agressivo, vai ser um problema.
Daviferreira, é uma questão de sorte e de observar muito o comportamento do seu betta. Se você decidir tentar, use peixes bem pequenos e rápidos, como neons, e um aquário com bastante espaço e esconderijos. Monitore de perto o comportamento deles, e esteja preparado para separar se algo der errado. Mas, sinceramente, o ideal é um aquário só para ele.
Eu acho que você tá pensando muito em querer ele acompanhado num aquário grande. Um betta em 50 litros, sozinho, já tem um ótimo espaço pra nadar e explorar. Se você quer um aquário comunitário, talvez seja melhor ter outro tipo de peixe que seja conhecido por conviver bem. Betta é um caso à parte.