Por que o cachorro lambe tanto as patas?

Notei que meu cachorro passa horas lambendo as patinhas, às vezes até fica meio vermelho entre os dedos. Aparentemente não tem nenhum machucado. Será que é ansiedade, alergia ou só um hábito estranho?

Oi danielazevedo! Meu cachorro também fazia isso direto. Descobri que era alergia a algum componente da ração. Depois que mudei, melhorou bastante.

Pode ser algo mais simples também, tipo algum incômodo físico mesmo, sabe? Uma picadinha de inseto, um espinho que ele não tirou, ou até uma irritação por causa do asfalto quente ou algo que pisou.

Ansiedade é bem comum nisso. Se ele fica muito tempo sozinho ou passa por alguma mudança em casa, pode ser um sinal. Tenta dar mais brinquedos interativos pra ele e ver se melhora.

Já levei o meu no veterinário por causa disso. Ele tinha uma infecçãozinha entre os dedos. A lambedura constante pode piorar a irritação e até causar feridas.

Eu acho que o melhor mesmo é levar num veterinário. Eles podem fazer um diagnóstico certinho e te indicar o tratamento. Pode ser muita coisa, desde uma coisinha boba até algo que precise de mais atenção.

Se estiver ficando vermelho, é bom investigar mesmo. Pode ser alergia a ácaros, pólen, produto de limpeza, sabe? O meu lambia tanto que chegava a machucar, aí o vet receitou um spray.

Às vezes é só um hábito mesmo, mas se tá causando vermelhidão, eu não deixaria passar. O meu adotou esse hábito depois de uma lesão na pata e ficou viciado em lamber. Tivemos que redirecionar a atenção dele.

Exato! O meu ficava lambendo por tédio, aí comecei a levá-lo pra passear mais vezes e fazer atividades diferentes. Aumentou a frequência e duração dos passeios e resolveu.