Por que minha gata siamesa mia a noite toda?

Minha siamesa de 1 ano não para de miar de madrugada! É um miado alto, tipo assim, desesperado. Durante o dia ela é normal, brinca, come, mas quando dá 3h da manhã começa o show. Já dei comida, água, brinquei antes de dormir, mas nada resolve. Li que siamês é mais “falador” mesmo, mas tá impossível dormir. Alguém com siamês passa por isso? O que vocês fazem?

Oi vitoriasilva! Gatos siameses são conhecidos por serem bem vocais mesmo, mas esse seu miado noturno parece algo mais. A minha siamesa quando ficava assim, era porque queria atenção mesmo, ou estava com alguma coceirinha ou incômodo que eu não via. Você já levou ela no veterinário pra descartar qualquer coisa? Às vezes eles escondem que algo não está legal.

Entendo totalmente sua dor! É exaustivo. A minha gata, que não é siamesa, mas é uma vira-lata bem arteira, começou a fazer isso quando atingiu a maturidade sexual. Você já pensou em castrar? O meu miado diminuiu MUITO depois que ela foi castrada. Pode ser um fator importante.

Que situação chata, vitoriasilva! Siamês é um amorzinho, mas essa parte vocal pode ser desafiadora. Será que ela não está sentindo falta de brincar ou de algum estímulo durante a noite? Tenta deixar um brinquedo interativo pra ela, tipo aqueles que soltam petiscos. Às vezes, só de ter algo pra ocupar a mente já ajuda.

O meu gato tem um horário fixo pra pedir atenção, sempre depois da meia noite. O que eu faço é ignorar o miado. Sei que é difícil, mas se você ceder e dar atenção, ela aprende que miar dá resultado. É um treino meio chato, mas funciona a longo prazo. Tenta isso, com muita paciência!

Nossa, que situação! Minha siamesa também é bem vocal, mas não chega a esse ponto. Já pensou em levar no veterinário? Pode ser algo relacionado à saúde, tipo dor, ou até mesmo estresse. Siamês são bem sensíveis, né?

Eita, vitoriasilva! Minha siamesa faz uns barulhinhos noturnos, mas nada assim. Uma coisa que ajudou aqui foi uma caminha mais quentinha e aconchegante. Às vezes é só busca por atenção ou conforto mesmo.

Que chato, amiga! Tenho um siamês e ele era assim quando filhote. Descobri que ele ficava com fome um pouco antes de amanhecer. Comecei a dar um sachêzinho pequeno antes de eu dormir, e ajudou MUITO!

Olha, siamês é conhecido por ser ‘barulhento’, mas um miado desesperado à noite pode ser mais que isso. Já verificou se não tem nada incomodando ela? Tipo algum barulho externo, outro animal na rua passando perto da janela? Ou até um bichinho de pelúcia que ela goste muito e que sumiu?

Vitoriasilva, não sei se ajuda, mas aqui em casa eu tento não dar muita atenção pro miado noturno, pra ela não aprender que é um jeito de conseguir o que quer. É difícil, eu sei! Mas se você for lá toda vez, ela pode ficar mais confiante em miar.

Pode ser cio? Se ela não for castrada, pode ser que esteja nessa fase. Mesmo que pareça cedo, às vezes acontece. Se não for isso, o vet é o caminho mesmo.

Que fase difícil! Tenta criar uma rotina mais ativa pra ela durante o dia, mais brincadeiras e desafios, sabe? Assim ela gasta energia e talvez durma mais tranquila à noite.

Meu gato tem uma bolinha com um guizo, e quando ele tá meio agitado à noite, dou umas brincadas rápidas com ele um pouco antes de eu ir pra cama. Tenta distrair ela com algo novo!