Passo a maior vergonha! Meu cachorro macho castrado tem a mania de tentar “montar” na perna das pessoas que chegam em casa. Sei que não é sexual, mas o que significa? É dominância? Ansiedade? Como eu faço ele parar com isso?
Nossa, nataliarezende, isso é mais comum do que você imagina! Meu labrador também fazia isso quando era mais novo. Na época, o veterinário explicou que pode ser um comportamento de excitação, de querer chamar atenção mesmo, ou até um jeito de lidar com a ansiedade de ter gente nova em casa. Não necessariamente dominância, viu?
Puxa, que situação chata! Já passei por algo parecido com a minha cachorra. O que ajudou foi desviar a atenção dela quando a visita chegava. Eu já pegava o brinquedo favorito dela e começava a brincar, sem dar muita bola pra visita naquele momento. Assim, ela focava na brincadeira e não na perna da pessoa.
Totalmente! Minha pitbull fazia isso direto e o adestrador disse que é um sinal de que ele está com muita energia acumulada e a chegada de visitas é um gatilho. Tenta fazer um bom passeio e gastar energia antes das visitas chegarem. E quando ele começar, desvie a atenção dele com um comando que ele saiba, tipo ‘senta’ ou ‘deita’.
A minha cadela também fez isso um tempo e descobri que era porque ela ficava muito ansiosa com a novidade. O que funcionou pra mim foi ensinar a visita a ignorar ele nos primeiros minutos. Nada de fazer festa, afago, nada. Só quando ele se acalmasse um pouco é que podiam interagir de forma mais calma. Isso ajudou muito a diminuir a excitação.
Acho que o segredo é não dar atenção durante o ato. Se você briga ou dá risada, ele pode interpretar como atenção. O ideal é ignorar o comportamento e, assim que ele parar, dar um petisco ou carinho. Ensine o comando ‘chega’ ou ‘larga’ também, pra quando ele já estiver em cima da pessoa.
Oi, Natalia! Essa é clássica! Meu Boris fazia isso direto. No meu caso, era pura ansiedade de receber gente nova. Ele ficava tão empolgado que precisava extravasar. O que ajudou foi treiná-lo a ir para a caminha dele quando a campainha toca. Demorou, mas funcionou!
A minha Nina também tinha isso. A veterinária disse que pode ser uma forma de chamar atenção ou até mesmo uma resposta a um estímulo que ela não sabe lidar. Tente ignorar o comportamento (sem dar bronca, só ignorar) e recompensá-la quando ela estiver calma. E claro, muuuita atividade física antes das visitas chegarem ajuda a gastar a energia.
Já ouvi dizer que pode ser uma tentativa de ‘marcar território’ ou uma forma de aliviar a tensão, sabe? Não é necessariamente dominância como a gente pensa. Eu aprendi a redirecionar o comportamento: assim que ele começa a subir, eu o chamo para brincar com um brinquedo ou dou um petisco para ele se distrair.
Meu poodle fazia isso quando era filhote, era um cão bem inseguro. A gente começou a fazer ele esperar na porta e só interagir depois que a visita estivesse acomodada. Isso deu a ele um senso de que a ‘excitação’ não era o foco principal. E claro, passeios mais longos no dia das visitas também.
É bem comum mesmo! Às vezes é só falta de socialização adequada. Ele não sabe como lidar com essa ‘novidade’. Uma dica que me deram é fazer as visitas oferecerem um petisco pra ele, como um ‘agrado’ pra não fazer isso. Mas tem que ser rápido, antes que ele suba.
Outra coisa que pode ajudar é treiná-lo a dar a pata ou a sentar quando as pessoas chegam. Assim ele foca em um comando e esquece a ‘montada’. É tudo sobre redirecionar a energia dele pra algo mais positivo!
Essa ‘montada’ pode ser um comportamento de excitação reprimida também. Tipo, ele fica tão feliz e não sabe o que fazer com tanta emoção. Se você tem visitas frequentes, pode ser útil ensinar um ‘lugar’ para ele ir quando a campainha tocar. Assim ele tem uma tarefa e se acalma.
Eu tentaria explicar para as visitas antes que elas entrem. Falar pra elas ignorarem ele nos primeiros minutos, e só depois de ele se acalmar que elas interajam. Às vezes a própria atenção que a visita dá no momento errado reforça o comportamento.