Ele às vezes come as próprias fezes logo após fazer. É nojo ou doença? Já tentei distraí-lo, mas ele insiste. O que pode ser isso?
Olha, augustopires, isso é bem comum em cães e geralmente não é motivo de pânico. Pode ser por tédio, ansiedade, ou até mesmo para chamar a atenção. Se ele estiver bem de saúde e sem outros sintomas, pode ser só um comportamento estranho mesmo.
Nossa, que situação chata! Meu cachorro fazia isso quando era filhote. A veterinária disse que pode ser falta de algum nutriente na ração, sabia? Vale a pena dar uma olhada na alimentação dele.
Augusto, já ouvi falar que eles podem fazer isso para ‘limpar’ o local onde dormem ou vivem, para não atrair predadores (instinto ancestral). Pode ser também que a comida dele não esteja sendo totalmente digerida e ele sinta falta de algo.
Se você já tentou distrair e não funcionou, talvez seja o caso de procurar um veterinário para descartar qualquer problema de saúde ou deficiência nutricional. É melhor prevenir, né?
Eu li em um lugar que pode ser comportamento aprendido. Tipo, se ele foi repreendido por fazer cocô no lugar errado quando filhote, ele pode associar a fezes a algo ruim e tentar ‘esconder’ o ‘crime’ comendo. Loucura, né?
Também já vi casos em que o cão come as fezes do gato. Se for o caso, a explicação costuma ser que as fezes de gato são mais ricas em certos nutrientes que eles gostam. Mas as próprias fezes, aí já é mais complexo.
Que nojo, né! Mas realmente, augustopires, já aconteceu com o meu. Demos mais atenção, aumentamos o tempo de passeio e brincadeiras, e melhorou. Acho que era tédio e falta de estímulo mesmo.
É importante observar se ele tem outros sintomas como diarreia, vômito ou perda de peso. Se não tiver nada disso, é mais provável que seja comportamental. Mas um check-up veterinário não faz mal a ninguém!