É passar um cachorro ou uma pessoa diferente perto do portão que o meu começa o escândalo. É uma vergonha, parece que ele vai atacar, mas é só latido. Como eu faço pra ele ser mais “civilizado” nos passeios e em casa?
O meu era assim também! A gente descobriu que era mais territorialismo mesmo. Ele achava que tava protegendo a casa. Começamos a trabalhar a socialização dele desde filhote e hoje tá bem melhor.
Olha, latir pra tudo na rua pode ser insegurança também, viu? Ou então ele tá super estimulado com todos os cheiros e barulhos. Tenta distrair ele com um petisco quando virem alguém passando, antes dele começar a latir.
Acho que vale a pena investigar o motivo. É medo? Excitação? Tédio? Cada causa pede uma abordagem. Se for medo, talvez seja bom acostumar ele gradualmente com pessoas e outros pets, mas com supervisão e reforço positivo.
Meu cachorro latia muito pra gente no portão, era estressante. O que ajudou foi ignorar o latido e só dar atenção quando ele se acalmava. E nos passeios, a gente tentava manter a calma e redirecionar a atenção dele pra mim.
Se ele late com essa intensidade toda, pode ser que ele não esteja recebendo estímulo suficiente durante o dia. Cansaço físico e mental ajuda MUITO a diminuir a ansiedade e a reatividade.
Também já passei por isso! Para passeios, comecei a usar um guia mais curto pra ter mais controle e, assim que ele começava a ficar tenso, eu mudava de direção, ia pra outro lado. Funcionou pra ele não focar tanto no gatilho.
Não se sinta envergonhada! É super comum isso acontecer. Já pensou em procurar um adestrador? Eles têm técnicas específicas pra esse tipo de comportamento e podem te ajudar a entender o seu cãozinho melhor.
Uma coisa que ajuda muito é não gritar com ele quando ele late. Isso só piora a situação, porque ele acha que você está latindo junto! Tente manter a calma e usar comandos firmes, mas sem desespero.