Ele comia normal essa ração mas agora fica cheirando e sai. Trocar pra outra vai funcionar ou é frescura?
Olha, acontece mesmo! Às vezes eles enjoam da mesma comida, não é questão de frescura não. Pode ser que o cheiro ou o sabor tenha mudado um pouquinho na fábrica, ou ele simplesmente cansou. Tenta oferecer um patêzinho misturado na ração pra ver se anima ele a comer de novo.
Meu golden deu pra fazer isso também! O que eu fiz foi experimentar uma ração de outra marca, mas com os mesmos ingredientes principais, sabe? Tipo, se a dele era frango, procurei uma de frango de outra marca. Aí ele voltou a comer direitinho.
Eu já passei por isso com meu SRD. A gente fica preocupado, né? Uma coisa que ajuda é dar um tempinho e voltar pra ração depois de uns dias, ou então variar o sabor dentro da mesma marca, se tiver opção. Mas se o pet estiver bem, com energia, talvez não seja tão grave assim.
As vezes pode ser algo mais sério, tipo um desconforto gástrico. Se ele além de enjoar da ração estiver vomitando, com diarreia ou apático, é bom levar no veterinário pra descartar qualquer problema de saúde.
Meu amigo disse que o cachorro dele começou a recusar a ração e descobriu que era por causa de um dente que estava incomodando. Se o seu chow chow apresentar mau hálito ou dificuldade pra mastigar, vale a pena dar uma olhada na boca dele.
Eu costumo adicionar um pouquinho de iogurte natural sem lactose na ração quando meu gato enjoa. Eles adoram! Com cachorro funciona também, mas tem que ser bem pouquinho pra não desequilibrar a dieta.
Se ele não está comendo nada e está perdendo peso, aí sim é preocupante. Mas se ele só enjoou da ração e ainda come petiscos ou outras coisas, pode ser só uma fase. Uma boa ideia é testar outra ração de alta qualidade, mas não pode ficar trocando toda hora, senão o estômago dele não se adapta.
Pois é, obrigada pelas dicas! Ele não parece doente, tá super animado. Vou tentar misturar um patê e se não melhorar, talvez eu teste outra marca mesmo. É bom saber que não sou só eu que passo por isso!