Meu quintal tá parecendo um campo de guerra, cheio de buracos! Meu cachorro tem essa mania de cavar, principalmente perto da cerca. Ele tem brinquedo, passeia todo dia… não sei mais o que fazer pra ele parar com isso. É tédio?
Nossa, nataliapaz, te entendo demais! Minha cachorrinha também tinha essa mania de cavar. No começo eu ficava doida, mas depois fui percebendo que era mais instinto do que qualquer outra coisa. Às vezes é tédio mesmo, mas pode ser também que ele esteja tentando fugir, buscando um lugar pra se refrescar ou até mesmo porque sentiu algum cheiro interessante ali perto.
Puxa, nataliapaz, que situação chata! Já tentou dar mais brinquedos que estimulam a mente dele? Tipo aqueles que você esconde petiscos dentro? Às vezes, eles cavam pra liberar energia acumulada ou pra se entreter. Se ele cava perto da cerca, pode ser que ele esteja tentando alcançar algo do lado de fora ou que esteja sentindo o cheiro de algum bichinho que passou por ali.
Oi, nataliapaz! Cachorro cavando é super comum, viu? É instinto deles, principalmente de algumas raças. Uma dica é tentar redirecionar essa energia. Que tal criar um ‘cantinho de escavação’ pra ele? Pode ser uma caixa de areia com terra ou areia mesmo, e você esconde uns brinquedos ou petiscos lá. Assim ele cava no lugar certo e não destrói o jardim.
nataliapaz, o meu antigo cachorro adorava cavar! Ele fazia isso pra achar um lugar mais fresco em dia de calor. Se o seu tá cavando perto da cerca, ele pode estar ouvindo ou sentindo algo do outro lado. Tenta enriquecer o ambiente dele com mais desafios e passeios mais longos, quem sabe ajuda a gastar essa energia que ele usa pra cavar.
Entendo sua frustração, nataliapaz! O meu cachorro quando era filhote cavava TUDO. Eu descobri que ele fazia isso pra esconder os brinquedos dele. É meio doido, né? Ele pegava o brinquedo, ia lá e enterrava. Se ele faz isso perto da cerca, pode ser que ele esteja tentando fugir mesmo, viu? Talvez ele precise de mais segurança ou de algo pra se distrair desse lado.
nataliapaz, eu acho que pode ser uma mistura de tédio com instinto. Cachorros têm um instinto natural de cavar, que vem dos ancestrais deles. Se ele tá com os passeios e brinquedos em dia, pode ser que ele precise de mais estÃmulo mental. Tenta esconder petiscos em lugares diferentes do quintal pra ele procurar, ou investir em brinquedos interativos mais desafiadores.
Oi nataliapaz! O meu cachorro também faz umas escavações artÃsticas no jardim. O veterinário me disse que, além de tédio, pode ser ansiedade de separação, ou até mesmo ele sentindo o cheiro de algum animalzinho que passou por ali e ele quer investigar. Se for perto da cerca, eu investiria em algo pra bloquear a visão dele ou em mais distrações pra ele não ficar focado no que tá do lado de fora.
nataliapaz, já pensou em consultar um adestrador? Às vezes, cavar em excesso pode ser um sinal de algum comportamento que precisa ser corrigido com um profissional. Mas, no geral, como o pessoal já disse, é instinto. Tenta enriquecer o ambiente dele, dar mais tarefas e desafios. Se ele estiver cavando perto da cerca, pode ser que ele esteja querendo fugir ou se comunicar com outros cães que ele sente por perto.