Periquito bicando as próprias penas, ansiedade?

Ele vem bicando as penas até ficar sem alguns tufos. Isso é tédio, ansiedade ou falta de vitaminas?

Nossa, que triste ver isso! A minha periquita já fez isso, e depois de muita pesquisa, descobri que era falta de estímulo mesmo. Compra uns brinquedinhos novos pra ela e tenta variar a rotina.

Pode ser falta de vitamina sim, ou até um parasita que esteja causando coceira. Leva ele no veterinário de aves pra ter certeza, é melhor prevenir.

Tenta dar um banho de sol pra ele, às vezes eles ficam assim por falta de luz natural ou por estarem muito estressados. Muda a gaiola de lugar pra ver se ele se distrai.

Meu periquito também bicava as penas quando ficava muito tempo sozinho. Achei que era doença, mas era tédio mesmo. Comecei a deixar a TV ligada baixinho pra ele fazer companhia.

Uma vez o meu periquito bicou as penas porque a gaiola estava muito suja. Limpei tudo direitinho e ele parou na hora. Verifica se a higiene da gaiola está em dia.

Eu já ouvi falar que pode ser estresse também. Tenta ver se teve alguma mudança grande em casa que possa ter assustado ele, tipo visita ou barulho alto.

Se o bico dele estiver ficando empoeirado, pode ser que esteja irritado. Limpa o bico com um algodão úmido com água morna. Mas se persistir, o veterinário é o melhor caminho.

A minha prima passou por isso com a calopsita dela. Ela deu um suplemento vitamínico específico para aves e também mudou a alimentação, colocando mais frutas na dieta.